Ícone do site MGA Blog

Descubra como aparecer na mídia

Descubra como aparecer na mídia

Tempo de leitura: 3 minutos

Já imaginou ver a sua empresa se tornando referência no mercado e se perguntou como aparecer na mídia? Para muitos isso é um sonho, para outros já é uma realidade.

O aumento de veículo on-line aumentou ainda mais o espaço para as empresas divulgarem os negócios. Agora você não tem apenas a mídia imprensa, rádio e televisão para “tentar uma inserção”. Além desses meios, ainda é possível sair em diversos canais digitais — e ser “compartilhado” pelo próprio público nas redes sociais.

Quer entender melhor o que você pode fazer para aparecer na mídia? Veja só o que preparamos para você!

Entenda a importância da assessoria de imprensa

Antigamente, dependendo do setor em que se atuava, era necessário pagar para aparecer na mídia — e não de maneira publicitária. Alguns artistas, por exemplo, só marcavam presença na rádio e na televisão, porque investiram financeiramente para isso.

Óbvio que mesmo pagando a divulgação na mídia traz muitos resultados. Porém, hoje em dia, não funciona mais dessa forma. Além de quase ninguém mais querer pagar para isso, a maior parte dos veículos só aceita conteúdos e porta-vozes em que acreditam. Ou seja, é preciso agregar valor para aparecer na mídia, pois isso atrai mais público e, consequentemente, é benéfico também para os canais.

Nesse sentido, o trabalho de uma boa assessoria de imprensa é imprescindível. É ela que faz a ponte entre as empresas e os jornalistas, elaborando pautas e produzindo conteúdos que podem ser usados em matérias jornalísticas.

Garanta informação para oferecer

Se você navega com frequência na internet já deve ter percebido a quantidade de matérias — muitas semelhantes, inclusive — que são veiculadas diariamente. O setor da comunicação está saturado de conteúdos “básicos”, já publicados em outros canais.

Por isso, se você tiver um assunto diferente para oferecer, melhor. Embora a assessoria ajude a identificar possíveis pautas, é importante que o cliente também colabore, disponibilizando informações e até um porta-voz para o caso de uma entrevista.

Mantenha um site atrativo

A maior parte dos jornalistas pesquisa sobre a empresa sobre a qual irão publicar um release ou escrever uma matéria. Para esse momento, é importante manter um site atrativo, com todas as informações importantes como “quem somos”, “valores” e “o que fazemos”.

Pode até parecer besteira, mas muitos deixam de causar uma boa impressão por causa do endereço eletrônico. Manter um site atrativo, nos dias atuais, é o mesmo que ter um escritório limpo e organizado para receber os clientes. Portanto, o mínimo aceitável, não é mesmo?

    Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

    Agilidade

    Quem deseja aparecer na mídia precisa saber que na comunicação os prazos são apertados. Às vezes, o jornalista abre um espaço naquele dia para a divulgação de uma matéria. Mas no dia seguinte não terá a mesma oportunidade.

    Diante dessa realidade, é importante que a empresa tenha sempre em mente alguém para ser porta-voz da companhia — e até um suplente, para casos especiais. Assim, se for necessário fornecer alguma informação adicional ou conceder uma entrevista, a empresa não perderá a chance.

    Imagens

    Esse fator não é obrigatório, mas tem ganhado destaque nos últimos tempos. Como na internet o aspecto visual é muito importante, vale a pena manter um acervo com fotos de qualidade.

    Vai participar de um evento em breve, por exemplo? Lembre-se de pedir para alguém tirar fotografias profissionais para o caso de divulgação. Há situações em que os jornalistas precisam recorrer às imagens do site institucional, que nem sempre estão bonitas. Por isso, fique atento.

    Agora que você já sabe um pouco sobre como aparecer na mídia, que tal investir nesse aspecto? Pode ter certeza de que o seu negócio colherá excelentes frutos no médio prazo. Converse conosco. Teremos o maior prazer em atender você!

      Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

        Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

        Sair da versão mobile