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Para que serve uma agência de relações públicas?

Para que serve uma agência de relações públicas?

Tempo de leitura: 12 minutos

Os clientes procuram uma agência de relações públicas e comunicação por vários motivos. Pode ser para fazer planejamento de marketing, criar uma identidade para a empresa, fazer assessoria de imprensa ou muitas outras coisas. Especialmente assessoria de imprensa para franquias

Para conseguir atender a uma demanda bem variada, as agências se estruturam em departamentos, como células, onde cada um fica responsável por uma determinada parte do trabalho.

O universo da comunicação é muito extenso e possui uma grande quantidade de recursos, ferramentas e plataformas que podem contribuir para a reputação da sua marca e o sucesso do seu negócio.

Aagência de relações públicas que consegue reunir todas as expertises de forma integrada, com serviços mais completos, melhor custo-benefício e com inteligência estratégica, leva vantagem em relação às outras.

O que faz uma agência de relações públicas?

Uma agência de comunicação pode prestar variados tipos de serviços, como relações públicas, produção de sites, media training, design, marketing de conteúdo, comunicação interna, branding pessoal, análise de mídia, construção da marca e assessoria de como a empresa deve se comportar.

Além disso, também prestam outros serviços como gestão de redes sociais, auditoria de imagem, produção gráfica, produção editorial, gerenciamento de crise de imagem, produção de eventos, produção de conteúdo para materiais impressos ou para releases e muitos outros.

A agência de comunicação é procurada por empresas que querem construir uma boa reputação, de maneira que a agência consiga reforçar o posicionamento que o cliente deseja passar para todos os seus stakeholders.

Antigamente as agência de relações públicas eram conhecidas como assessoria de imprensa, e focavam apenas na comunicação institucional da marca em relação à mídia. Hoje em dia muita coisa mudou e o escopo das agências é bem mais amplo.

Infelizmente, nem todas as agências oferecem serviços integrados de comunicação e soluções completas, como as agências denominadas 360º oferecem. Segundo pesquisa, apenas 8,9% das agências se definem assim.

E por que esse número é tão baixo? Porque fazer uma comunicação de maneira eficiente, garantindo entregas que sejam de qualidades e associando com as metas de resultados que o cliente quer, não é tarefa fácil.

Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

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    O medo de arriscar é bem alto, e é por esse motivo que muitas agências preferem segmentar-se e especializar-se em apenas alguns departamentos.

    Como funciona uma agência de relações públicas?

    agência de relações públicas funciona em setores, onde cada um tem sua função específica. Geralmente ela é estruturada em torno de cinco principais departamentos. São eles:

    Atendimento

    A equipe de atendimento fica responsável por procurar e conquistar clientes novos, supervisionar e administrar uma gestão de projetos, intermediar a relação entre o cliente e a agência e organizar propostas, fazendo a apresentação de novos negócios.

    Planejamento

    Nesse departamento, a equipe de criação e planejamento trabalha para desenvolver o briefing criativo, que envolve compreender de forma clara o cliente e o potencial da marca.

    É importante entender os hábitos, as necessidades, as perspectivas e o comportamento da empresa, para desenvolver um plano estratégico forte, utilizando variadas formas de pesquisa de mercado.

    Planejamento de mídia

    Aqui a agência de comunicação trabalha com jornais, revistas, redes de televisão e comunicação, buscando os melhores contratos para apresentar o conceito publicitário ao público-alvo da empresa.

    A equipe busca novas oportunidades de mídia para expor suas mensagens publicitárias, negociando os melhores espaços, horários, preços de anúncio, nos mais diferentes meios de comunicação.

    Criação

    Após a ideia da campanha ser aprovada pelo cliente, a equipe de criação a desenvolve até a execução final. Geralmente a equipe de criação é composta por diretor de arte e redatores.

    Esse departamento fica responsável pelos conceitos e ideias a partir do briefing criativo fornecido a eles.

    Produção

    Com o conceito criativo aprovado, é hora da produção transformar as ideias em realidade. Esse departamento costuma ser muito movimentado, com pressão, prazos curtos e pessoas dependendo das tarefas dos outros setores ficarem prontas.

    Como a agência de relações públicas age na sua empresa?

    agência de relações públicas pode fazer muitas coisas para melhorar o valor da sua marca com relação ao público. Às vezes você tem uma empresa grande, mas mesmo assim as pessoas não prestam atenção.

    Por isso a agência de relações públicas é muito importante. Vamos citar algumas coisas que a agência pode fazer para melhorar sua marca.

    Definir uma melhor estratégia de comunicação para sua marca

    Escolher as melhores estratégias de comunicação para sua empresa não é tão simples assim. Primeiramente você precisa saber quais os valores de marca quer passar para seu público e quais são os gaps de percepção.

    Os valores de marca não necessariamente precisam ser produto e excelência tecnológica. Pode ser conveniência, disponibilidade, preço, acessibilidade, variedade, serviços agregados, etc.

    Para definir os valores da marca é preciso um plano de comunicação que irá pesquisar as necessidades do público alvo, surgindo assim os valores a serem comunicados. Isso gerará uma estratégia de posicionamento.

    Esta estratégia que vai ajudar a definir o valor da marca. O posicionamento e os valores da marca são o resultado de um Plano Estratégico de comunicação que a agência de relações públicas vai fazer por você.

    Engajar o público nos canais digitais

    As pessoas estão usando cada vez mais os canais digitais como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Whatsapp, etc. Por isso as empresas não podem ficar de fora das mídias sociais se querem se relacionar com público e o engajar na marca.

    Planejar e gerenciar os perfis digitais da sua marca nas redes sociais é um serviço que as agências de comunicação podem prestar.

    O que você posta pode ter grande influência, por isso é recomendado deixar um profissional fazer. Posts promocionais, se não forem inseridos no contexto, pode não dar certo.

    Monitorar o comportamento do público.

    É o público que faz as escolhas, por isso você deve influenciá-lo para atentar-se a sua marca.  Às vezes, um simples texto sobre turismo pode influenciar o potencial comprador a ir em busca de fechar a viagem em um local que pode ser a sua empresa.

    É preciso monitorar a jornada de informação do público, por meio de plataformas de monitoramento, mas não é um processo fácil.

    Uma das maiores utilidades de uma agência de relações públicas é monitorar a presença da sua marca e a do seu concorrente durante a jornada do público. De maneira que consiga identificar o comportamento das pessoas.

    Tornar o conteúdo de seu site visível para o público

    As empresas costumam focar no visual e na navegabilidade de seus sites, mas isso não é suficiente. Primeiramente é preciso entender o que e como o público procura as informações.

    Sem entender isso o conteúdo do seu site, portal ou blog não será publicado de maneira certa, no formato certo e no momento certo.

    O trabalho de Search Engine Optimization (SEO) é uma excelente ferramenta para o desenho e planejamento do conteúdo da página da empresa, mas poucos conhecem e se conhecem, não sabem usar corretamente.

    As agências sabem usar o SEO de maneira certa para que a página da empresa fique em destaque no Google, tornando seu conteúdo mais visível para as pessoas.

    Tornar as ações proativas de relacionamento com a imprensa

    Antes, o assessor de imprensa perguntava para o cliente quais novidades ele gostaria de comunicar ao seu público. Com essa informação o assessor procurava um meio de comunicação que se interessasse em publicar a matéria.

    Ou seja, o assessor era apenas um intermediário que usava o relacionamento que tinha com a mídia, para conseguir espaço para seu cliente, sem questionar o valor que essa matéria poderia ter nos negócios da empresa.

    Hoje em dia, o assessor de imprensa precisa saber sobre as estratégias de negócio e o posicionamento que foi escolhido pela marca, para que proponha pró-ativamente as melhores ações com a imprensa, sugerindo quais seriam as mídias-alvo.  

    agência de relações públicas tem grande influência no planejamento de comunicação da empresa. Porém é preciso que os executivos da empresa tenham engajamento para que as estratégias de comunicação tenham sucesso.

    Cases de sucesso

    Estes são alguns exemplos de casos que deram certo para a empresa ao escolherem uma boa agência de relações públicas.

    Case: Lava & Leva Lavanderia

    A rede de franquias de lavanderias Lava & Leva é comandada por Fernando Martins. Essa é uma rede que vem crescendo cada dia mais, possuindo mais de 300 unidades em todo o país.

    A proposta da empresa é diferente de lavanderias tradicionais, pois vão muito além de lavar e secar. Seu diferencial é a maneira de pagamento. O cliente paga um valor mensal que pode variar de acordo com o tamanho da família.

    Os objetivos do Fernando eram gerar credibilidade para a marca, construir uma imagem positiva com o público e se posicionar melhor perante a concorrência.

    A MGAPress elaborou uma estratégia de forma a diversificar a sua comunicação em dois pilares: o institucional e a franquia. Com isso, a marca conseguiu alcançar metas de médio e longo prazo, através de serviços consolidados de assessoria de imprensa para franquias.

    Além disso, a marca construiu uma boa presença digital da empresa e fez com que marca obtivesse reconhecimento em âmbito nacional.

    A parceria entre empresa e agência começou com a matéria exibida no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios da rede Globo. Além disso, foi divulgada no UOL Empreendorismo, Exame, Globo Estadão, etc.

    Com essa parceria, os resultados gerados foram de 3655 leads até hoje. Além disso, a empresa passou de 60 franquias para 300 em apenas 18 meses.

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      Case: Conserta Smart

      Com mais de três anos no mercado, a conserta Smart é uma rede de franquias especializada no conserto de aparelhos móveis, como smartphones e tablets de variadas marcas e modelos.

      Criada por Felipe Marchese, cada dia mais a empresa vem ganhando espaço. Em seu site, se denominam “A maior rede de assistência técnica do Brasil”. Para ganhar essa presença foi preciso ter a ajuda de uma forte assessoria de imprensa e marketing digital.

      Os objetivos de Felipe eram posicionar a marca a frente da concorrência, expor o diferencial do atendimento da franquia e expandir sua rede pelo Brasil através de serviços de assessoria de imprensa para franquias.

      A estratégia da MGAPress foi mostrar a marca para os principais veículos de tecnologia, empreendedorismo e negócios do país.

      Com isso, foi possível obter mais de 34 resultados, incluindo 5 aparições na Televisão em emissoras como Globo, SBT, Band e Record, reportagem de capa no portal da UOL, inserções em veículos como Extra e CBM.

      Além disso, obteve matéria na revista Exame e em portais de tecnologia como Tecmundo, Techtudo e Canaltech. O retorno estimado de mídia é 4 milhões de reais e foram mais de 39 milhões de pessoas impactadas em 2016.

      Case: Don Churro

      Fundada pelo economista Alessandro Rico e pelo administrador Fábio Luiz Neves em 2015, a empresa Don Churro tem como proposta proporcionar uma experiência única para seus clientes, resgatando memórias do passado.

      Sabe aquela sensação de comer um churros na praça da sua cidade no interior, ou então na praia durante a noite? É essa sensação boa a empresa deseja passar.

      A franquia tem dois modelos de negócio, um possui investimento inicial a partir de 40 mil reais. Já o outro é a partir de 50 mil. Os dois em prazo de retorno de até 6 meses.

      Os objetivos da empresa eram gerar leads interessados na franquia de churros e com isso, fazer com que a marca se espalhe pelo território nacional.

      A estratégia da MGAPress foi avaliar quais eram os pontos cruciais que poderiam ser inseridos em uma Landing page de alta conversão, e após isso, dar início a uma campanha no Google de links patrocinados.

      Depois que a marca foi exposta em uma matéria do UOL Empreendedorismo e teve uma campanha bem segmentada, foi possível entregar em torno de 513 leads qualificados, com uma média de 74 leads por mês.

      A partir disso, a franquia conta com mais de 25 lojas vendidas e uma taxa de conversão de 5%, que está acima do mercado.

      A MGAPress é uma excelente opção para aquelas empresas que querem melhorar a percepção da sua marca no mercado, especialmente franquias procurando por serviços de assessoria de imprensa.

      É possível ver que uma agência de relações públicas só tem a acrescentar na sua empresa.

      Por isso, não perca tempo, entre em contato pelo site www.mgapress.com.br , pelos telefones (11) 3661-3131 / (11) 99811-0018 ou preenchendo o formulário abaixo:

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