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5 campanhas de carnaval que estão dando o que falar

5 campanhas de carnaval que estão dando o que falar

Tempo de leitura: 6 minutos

O carnaval é uma daquelas épocas do ano propícias para o marketing de oportunidade, onde as marcas exploram o tema para criar ou manter a sua visibilidade de forma descontraída e inteligente. 

Por isso, todos os anos, quando chega próximo de fevereiro ou março, as famosas campanhas de carnaval preenchem o espaço publicitário Brasileiro. Seja qual for o meio, do impresso a televisão, passando por ações virais na Internet, elas já são parte da cultura do marketing.

Nesse post especial, nós da MGA Press, Assessoria de Imprensa, separamos para você as 5 campanhas de carnaval que estão dando o que falar em 2020. Portanto, não fique de fora dessa “modinha” e acompanhe nos próximos parágrafos o que há de melhor no marketing brasileiro nesse carnaval.

“Fantasie seu cartão” – Nubank

Nesta edição 2020, para evitar que a folia seja transformada em frustração, o Nubank lidera o movimento #FantasieSeuCartão, uma ação de segurança para que os foliões se protejam contra o golpe da troca de cartões, que nesta época do ano costuma ser mais aplicado. Para isso, a fintech incentiva: se você for usuário de qualquer cartão de débito ou crédito, independente da bandeira ou de qual for o emissor, quando for se fantasiar para se divertir no Carnaval, fantasie também o cartão.

Isso pode ser feito através de adesivos que serão distribuídos na sede do banco em São Paulo amanhã (dia 20), das 9 às 20 horas. No entanto, para aqueles que não puderem comparecer a agência sede, a personalização por conta própria é a melhor opção. A Nubank recomenda apenas que os adesivos não sejam de alto relevo e que não ocupem a área do Chip, para não comprometer a sua utilização nas máquinas.

“Quebrar o gelo” – Mentos

 

A famosa marca de gomas de mascar e balas também não podia ficar de fora dessa e entrou para o time de campanhas de carnaval que você deve conferir. Dessa vez, a marca apostou em duas diferentes iniciativas: uma no pré-carnaval e a outra no próprio carnaval.

A primeira ação foi um sampling que ocorreu no último sábado, 15 de fevereiro, marcando pela primeira vez a presença da Mentos no pré-carnaval. A banda esteve em dois blocos: o Banda Eva e o Beleza Rara, ambos da zona sul de São Paulo. 

Durante o desfile de ambos os blocos, a Mentos espalhou 40 promotores no meio da multidão para desafiar os foliões a interagirem com diferentes fantasias entre si. Ao final, para aqueles que aceitaram o desafio, a marca distribuiu Mentos os encorajando a fazer novas amizades. 

A goma de mascar Mentos Pure Fresh foi um dos brindes, promovendo os novos sabores de Freshmint e Wintergreen. Não é preciso nem dizer que as redes sociais da marca dispararam em engajamento com a #quebragelismo.

A segunda ação contempla uma Mídia Out-of-Home e contou com a parceria da agência DPZ&T. Seguindo a mesma ideia da primeira ação, de romper barreiras e gerar novas amizades, o objetivo desta campanha foi mostrar como a goma de mascar com a casquinha crocante pode ajudar nisso.

Código de conduta da Uber

Essa é uma daquelas iniciativas que demonstram que campanhas de carnaval também podem e devem falar sério. Em um momento de folia e diversão, como o carnaval, muitos acabam por optar pelo Uber para uma diversão mais “segura” em que a bebida está liberada e a volta para casa garantida.

No entanto, a marca já vem há um tempo sofrendo pelos inúmeros casos e denúncias de abuso como assédio e discriminação. Foi pensando nisso que a Uber criou essa campanha, iniciada na última semana e que ficará ativa até março.

A campanha foi criada com o objetivo de sensibilizar o usuário sobre o seu código de conduta da Uber, enfatizando que na plataforma não são tolerados qualquer assédio ou discriminação. 

Para tal, a campanha é veiculada em pontos de ônibus e redes sociais, enfatizando mensagens sobre os abusos e preconceito. Tudo com uma linguagem clara e objetiva de modo a estabelecer as regras básicas de convivência na plataforma.

A Uber alerta a todos que qualquer denúncia e incidentes ocorridos devem ser reportados a empresa depois de cada viagem. Por isso, a empresa possui suporte 24/7 para analisar cada caso.

#DeUmBasta – Aldeias Infantis SOS Brasil

Seguindo a linha das campanhas de carnaval voltadas a causas mais sérias, porém essenciais, está a campanha da Organização Humanitária Internacional Aldeias Infantis SOS Brasil. Mais uma vez presente no carnaval, a campanha continua seu objetivo de conscientizar a sociedade a respeito do abuso sexual a crianças e adolescentes. 

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanitários, de 2019 para cá houve um aumento de 20% nos crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes durante o carnaval. Só no primeiro semestre de 2019 foram 47 ocorrências por dia, uma média de 9 mil ligações envolvendo crimes do tipo.

Por isso, essa campanha chama atenção para a mudança de comportamento como fator chave de desconfiança. Assim, a orientação das famílias se torna fundamental.

“Giro na chuva” – Skol

Um carnaval Paulistano sem chuva é o que promete a Skol em ação poderosa chamada “Giro na chuva”. A ideia é manter os temporais localizados na região cantareira, permitindo que outras regiões fiquem livres do fenômeno natural. 

Isso será possível devido a uma tecnologia especial. Um avião sobrevoará a área aplicando gotículas de água, acelerando o processo natural de crescimento vertical da nuvem e precipitação.

A ação ocorrerá entre 21 e 26 de fevereiro e será divulgada nas redes sociais da marca, bem como ganhará uma websérie específica. É importante salientar que a Skol deixa claro que nada disso produzirá efeitos colaterais para o meio ambiente. 

Como você pode ver nesse post, as campanhas de carnaval 2020 já estão dando o que falar Brasil a fora. Seja com objetivos mais sérios ou simplesmente para divertir ainda mais o folião, todas têm um papel muito claro na construção da autoridade e credibilidade das marcas envolvidas. 

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