Transmissões ao vivo de shows alcançam milhões de pessoas em todo o mundo e fortalecem eventos tradicionais brasileiros, como o Festival Villa Mix, considerado o maior do gênero sertanejo do mundo
Transformar 150 mil pessoas em centenas de milhares é uma multiplicação possível graças à tecnologia. O resultado desse cálculo matemático é contabilizado ano a ano pela organização do Festival Villa Mix, em Goiânia, que viu seu público chegar a milhões devido às transmissões, ao vivo, dos shows pela internet.
Especialista em audiovisual e fundador da AT+G Produções, Anselmo Troncoso, diz que os festivais de música se fortalecem com a internet porque conseguem ampliar de forma vertiginosa o alcance de público. Segundo ele, ao unir o real e o digital, além de movimentar a cena local, os eventos inspiram pessoas em todo o mundo, que assistem, em tempo real, se tornam fãs dos cantores e iniciam planos para viver a experiência de estarem pessoalmente nos shows. “O alcance de público é global porque não tem fronteiras”.
Segundo ele, o efeito positivo da tecnologia, em todas as áreas dos eventos de músicas, pode ser observado nas experiências do Festival Villa Mix, que, a cada ano, tem reunido cada vez mais pessoas em seus shows. “Tenho plena certeza que as imagens dos festivais e dos artistas se fortaleceram com as transmissões tanto ao vivo quanto pela TV pelo canal da Multishow e MTV. Prova disso está na ampliação da programação para dois dias, todos com lotação máxima de público”.
Considerado o festival com maior estrutura de palco do mundo pelo Guinness World Records, em 2015 e 2017, o Villa Mix terá um espaço maior neste ano. A estrutura vai alcançar 15 mil metros quadrados de área construída, com 90 metros de frente e 30 metros de profundidade. Para toda a iluminação, serão sete toneladas de equipamentos, sendo 25 mil metros de fios e cabos e 1.000 metros quadrados de LED. A oitava edição do evento acontece nos dias 30 de junho e 1° de julho, em Goiânia, com 13 atrações confirmadas no palco principal, duas delas internacionais. Vão passar pelo maior palco do mundo a dupla Jorge e Mateus, que se apresenta nos dois dias do evento; os internacionais Nick Jonas, ex-Jonas Brothers, e o cantor canadense Shawn Mendes, além das irmãs Simone e Simaria, Matheus e Kauan e MC Kevinho, Wesley Safadão, Jonas Esticado, entre outros.
Pioneiro no País em transmissões de shows ao vivo, pela internet, Anselmo Troncoso afirma que não se faz a transmissão de um evento do porte do Festival Villa Mix sem que todos os profissionais do evento estejam totalmente integrados. “A estrutura de transmissão é comparada a de jogos da Seleção Brasileira e das corridas de Fórmula 1, inclusive, utilizamos dois satélites. Isso tudo reforça a importância do envolvimento de todos os profissionais para o sucesso da transmissão. Sem energia, por exemplo, não há o funcionamento da unidade móvel fundamental para a transmissão ao vivo. Sem a montagem das estruturas não há camarins, estúdios, palcos. Precisamos dos artistas não só para os shows, mas também para as entrevistas. Somente da equipe da AT + G Produções – contando câmeras, produtoras, editores, assistentes e técnicos – reunimos cerca de 70 profissionais. Mas os shows que o público confere pela internet é a soma do trabalho de todos os envolvidos no evento”.
Ele explica que, em 2017, por exemplo, a equipe da AT+ G ficou cerca de 45 minutos no ar antes do início do Festival Villa Mix mostrando bastidores e vídeos da carreira dos artistas. “São conteúdos com reportagens, entrevistas e clipes musicais produzidos pela nossa equipe. Os apresentadores sempre ficam munidos de muita informação sobre quem se apresenta e também sobre dados do festival. Nesse ano, são 17 artistas nos dois dias de festival no palco principal e mais 12 inéditos no backstage. Mas se for contar todas contar as apresentações nos dois ambientes serão, no total, 42 shows revezados entre artistas e DJs”, diz.
O trabalho de Anselmo Troncoso com transmissões ao vivo se iniciou em 2013 e, desde então, rodou todo o Brasil. Gravações na Europa e parte dos Estados Unidos para também estão no seu currículo. No ano passado, ele foi o responsável pelas transmissões dos festivais de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, entre outras capitais.
Ao longo de todos estes os anos, ele afirma que acumulou experiência e destaca que não se cansa de inovar. “Investimentos em alta tecnologia e criatividade. Nossa equipe é integrada e estamos sempre atentos às novidades dos eventos e aos perfis de cada artista. Isso faz toda a diferença. Tudo é novo. Tudo é diferente porque em Goiânia sempre se inicia um novo ciclo do Festival Villa Mix. O tema deste ano é “Música é Mix”. Então, as mudanças estão nos aparatos tecnológicos, no palco, no estúdio e, claro, nos conteúdos”, garante.
Expresso Criativo
Assessoria de Imprensa e Gestão de Imagem
Jerônimo Venâncio – 62.98250-0084
Lourdes Souza – 62.99106-1911
Maysa Manoela – 62.98214-6192
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.