A educação é capaz de operar milagres. Disso Frank Barcellos sempre soube. Nascido em Vitória e filho de uma professora do setor público, o rapaz fez um intercâmbio no Ensino Médio para Minnesota, nos Estados Unidos, sem imaginar que o que o esperava era muito mais do que os bancos escolares.
Superação de obstáculos
Frank Barcellos desembarcou no solo estrangeiro sem saber nada do inglês, o que não seria suficiente para se sentir seguro nos meses seguintes. No entanto, o adolescente ainda não sabia, mas o destino havia lhe reservado algo inestimável. Ele havia parado no melhor distrito escolar de todo os Estados Unidos, segundo o grupo dos países mais ricos e industrializados do mundo, que formam a OECD e aplicam o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) – também conhecido como ranking mundial de educação.
O resultado acima da média dessa escola em que estudou era devido a grande influência do Canadá, país líder no ranking mundial de educação entre os países de língua inglesa há mais de uma década.
Para permanecer na escola um convite inusitado foi feito para aquele jovem. Como não tinha inglês, ele precisaria estudar e conviver com alunos com necessidades especiais, pois não havia nenhuma aula de inglês para um nível tão baixo. E foi isso que ele fez.
O resultado foi que em apenas 3 meses Barcellos foi escolhido para dar uma entrevista em inglês para um canal local, porque já estava fluente no idioma. Aliás, atualmente o empreendedor garante que um dia irá emplacar um curso com o método que aprendeu. Além do inglês, o jovem também teve que se esforçar para manter as contas em dia e pagar as despesas no novo país. Nessa época, ele trabalhou vendendo frutas pelo telefone. Ao regressar para o Brasil, Barcellos já tinha uma ideia do que almejava para o futuro, empreender.
Como não nasceu em berço de ouro, o jovem sabia que teria que trabalhar muito para chegar aonde queria. Aos 23 anos, ele se tornou gerente de uma multinacional americana. Porém, em uma viagem ao exterior sua esposa, que estava grávida, perdeu o bebê. Foi então que ele decidiu que era a hora de virar a chave e empreender em algo que lhe permitisse estar próximo da família e filhos, e que o dinheiro fosse consequência, já que seu compromisso estava em gerar felicidade. Apesar de ter participado de negócios grandiosos como o shopping de Catar e até mesmo o Trump Tower de Toronto (recentemente mudou de nome), ele resgatou aquilo que havia mudado a sua vida: a educação.
Empreender na educação
Foi aí que teve uma atitude corajosa e foi até o governo canadense interessado em trazer a educação canadense para o Espírito Santo. A partir disso, Frank cresceu como empresário da educação levando para seu estado a 1º escola internacional e também se destacando nacionalmente, tornando-se presidente de associação da Maple Bear, uma rede de escolas canadenses.
Outro projeto criado pelo capixaba foi a Canadá Viagens. Ao contrário das agências de turismo que oferecem a Disney, a Canadá Viagens oferece de forma inédita o Canada’s Wonderland, o maior parque do Canadá com um roteiro focado no conceito edutainment (entretenimento educativo). Os pais agradecem essa opção, pois permite que as crianças aprendam enquanto se divertem.
Frank apresentou o roteiro inédito de turismo em família, criado por ele, combinando parques e outras atrações para o maior operador receptivo do Canadá, com mais de 35 anos de experiência. A sua reação não poderia ser mais positiva: como não pensamos nisso antes?, afirmou. E assim o operador fechou parceria com a Canadá Viagens. No último mês até o diretor comercial da Air Canadá do Brasil foi visitar Frank em Vila Velha para tratar de parceria, entendendo o impacto no número de passageiros que isso irá trazer.
Se por um lado o parque americano tem o Mickey Mouse como mascote, a atração do Canadá tem o Snoopy. Recentemente, o cãozinho foi comprado por uma empresa do vizinho americano do Norte e se “naturalizou” canadense. Frank correu e se tornou licenciado exclusivo do Snoopy para viagens, e hoje o personagem também é mascote da Canadá Viagens. Um dos sonhos de Barcellos é que em breve as crianças digam que querem “ir para o parque do Snoopy”, da mesma forma que falam dos famosos personagens de Orlando.
Em virtude de tudo isso, Frank Barcellos foi credenciado pelo governo canadense como especialista em turismo no Canadá. Essa iniciativa juntamente com o seu envolvimento com a educação ainda renderam a ele uma medalha de Nobre Parceiro. Esse título foi concedido pelo governo canadense a apenas 50 brasileiros que se destacaram entre os 207 milhões, e que ajudaram a fortalecer a relação dos dois países nos últimos 150 anos.
Para o futuro a expectativa é captar fundos e expandir o alcance desses projetos. Até o final de maio, o empreendedor está em viagem pelo Japão para divulgar os seus trabalhos e encontrar o embaixador do Brasil no país. Junto com ele, alguns outros empreendedores estão em uma missão liderada por empresários de sucesso e que são conhecidos do programa Shark Tank da Sony, Robson Shiba e Camila Farani.
O Japão também é o país que mais ama o Snoopy no mundo, tendo mais seguidores que a própria Disney no Facebook. Para se ter uma ideia, Tóquio possui um museu dedicado ao personagem. E aí, quais serão as novidades que Frank Barcellos irá trazer para o Brasil?
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.