A Quinta Valentina, rede de venda direta de calçados, faturou cerca de R$ 14 milhões em 2016. Foi fundada em 2009 como uma loja tradicional de sapatos femininos. Renato Kuyumjian, um dos sócios, já tinha tido contato com o mercado de calçados e resolveu abrir um negócio no ramo.
Os sócios constataram que muitas clientes de classe A e B não tinham tempo para sair para fazer compras e enxergaram na venda direta em residências uma grande oportunidade de negócios. A partir daí, criaram uma bag com prateleiras, a fim de não estragar os calçados, e começaram a vender fora da loja.
A rede se tornou franquia no final de 2014 apenas como venda direta, sem ponto comercial, depois dos sócios estudarem e formularem o conceito, sendo a pioneira no ramo. Só em 2015, primeiro ano no franchising, eles venderam 130 unidades. Desde a entrada, a rede já registrou 300 mil pares de sapatos femininos vendidos.
Voltada para mulheres versáteis, a praticidade da franquia Home Based da Quinta Valentina vem atraindo diversos investidores. Os franqueados conquistam suas clientes na própria família, amigos e até mesmo em uma segunda ocupação. A venda é personalizada e de qualidade, o que diferencia a Quinta Valentina de outros players do mercado, uma vez que os franqueados levam os calçados para as clientes de acordo com a numeração e gosto.
Para adquirir uma franquia, o investimento é de cerca de R$ 20 mil, que inclui o estoque inicial (mais de 130 pares) e a taxa de franquia. Se o novo investidor vender todo o estoque inicial, ele recupera o valor e passa a lucrar. “Nosso negócio é muito vantajoso, principalmente para quem está procurando por algo para complementar a renda, já que não existem custos operacionais”, afirma Renato Kuyumijan. Hoje, a rede já conta com 270 unidades comercializadas e 220 em operação. Para 2017, a rede pretende abrir mais 150 unidades e crescer 30% no faturamento.