Falamos aqui, em um outro texto, sobre a importância de criar um relacionamento com a imprensa, quanto mais próximo, aberto e disponível para a mídia, melhor para a empresa.
Por isso, quando querem estar mais próximos dos jornalistas e trabalhar a imagem da marca de forma estratégica, os diretores ou gestores procuram uma assessoria de imprensa ou agência de comunicação.
Esses profissionais sabem como posicionar a marca e como divulgar determinadas informações, além é claro, de gerenciar possíveis crises.
Dentre as diversas estratégias de relacionamento está o press kit, uma maneira de comunicar e entregar o valor do seu produto ou marca para a imprensa.
O que é um press kit?
Algumas pessoas acabam entendendo de maneira errada e, por isso é importantíssimo que essa estratégia de relacionamento seja desenvolvida por uma assessoria de imprensa.
Trata-se de um material utilizado para divulgar o lançamento de um produto ou de uma marca. É muito comum que um kit de apresentação seja desenvolvido e distribuído para os maiores influenciadores daquele segmento.
Esses influenciadores podem ser blogueiros, jornalistas de uma categoria bem específica, personalidades públicas, como artistas, atores e cantores, atletas e etc.
O que deve compor ?
Depende do que a sua marca vai divulgar. Se a sua empresa é uma marca de cosméticos e vai começar a investir em uma nova linha de produtos ou lançar uma nova coleção, você pode montar com um release falando da marca, do produto e incluir uma amostra do seu lançamento.
Seu objetivo é fazer com que a pessoa que está recebendo o seu material tenha o máximo de contato, experiência e o maior número de informações possíveis sobre o produto.
Dessa forma, quando for falar sobre ele, a informação poderá ser transmitida por completo, sem deixar dúvidas em quem estará recebendo a mensagem.
Como montar o seu?
Como falamos acima, algumas vezes, o kit acaba causando um pouco de confusão aos receptores, por transmitir a ideia de que ele é uma forma de conseguir divulgação “gratuita” de um produto e esse não é o seu objetivo.
Um kit deve ser pensado estrategicamente para o público que pode se interessar por aquele produto. Como não é possível enviar um a cada cliente, as marcas o enviam para personalidades consideradas como porta-vozes do público.
Pensando dessa forma é importante que o conteúdo seja direcionado para aquele influenciador, esteja relacionado com os interesses dele e que transmita a informação completa do que é a sua marca, o seu produto e como eles podem fazer diferença na vida das pessoas.
Por isso, alguns são personalizados desde a embalagem. Só assim será possível despertar o interesse do influenciador em mostrar o seu lançamento.
Como vocês podem ver, criar kits para a imprensa não é tão simples. Ele precisa ser pensado de forma estratégica. Conte com um profissional especializado para montar o seu. Fale com a nossa equipe.