Assessoria de Imprensa – Por que a sua empresa precisa de um plano de comunicação?
Como a sua empresa tem se posicionado como marca? Você já avaliou isso? Dizer que tem o melhor custo-benefício e excelência no atendimento já não são mais diferenciais para a marca. O público espera mais e a sua empresa deve estar preparada para responder à altura.
Ser atuante no mercado não é o mesmo que marcar presença, pelo contrário, muitas empresas acabam quebrando por não serem vistas e não estarem presentes na vida do cliente.
Por outro lado, a marca deve tomar cuidado para não transmitir sua mensagem de uma forma diferente do esperado.
Quantos casos não conhecemos de campanhas e posicionamentos que não deram certo? As marcas tiveram que tirar suas campanhas do ar e investir mais dinheiro para criar um reposicionamento e não perder a confiança do público.
Esse é apenas algum dos problemas que podem ser causados pela falta de planejamento. Todas as estratégias de uma marca devem ser definidas com base em um plano de comunicação.
É ele que vai pautar a melhor forma de a empresa transmitir uma mensagem, por meio do canal mais adequado e direcionado para o público certo.
Além disso, a frequência com que essa comunicação é transmitida também deve ser pensada estrategicamente, para não cansar o cliente e nem permitir que ele esqueça que a marca existe. Tudo no seu tempo certo.
Confira nesse vídeo da Nathana Lacerda um pouquinho de como você pode desenvolver seu próprio passo a passo:
Para que serve o plano?
O planejamento de comunicação é responsável dentro da assessoria de imprensa por ditar como a empresa deve se posicionar diante do mercado, reforça as ações positivas promovidas pela marca, além de conversar com o cliente da melhor maneira possível, ou seja, usa a mensagem que o cliente precisa ou quer ouvir.
Outro fator que é direcionado com base nas estratégias de comunicação é o orçamento. Esse planejamento também deve apresentar quanto a empresa deve destinar para cada atividade, de forma estratégica, analisando quais são as ações que receberão maior investimento e justificando o porquê.
Tudo isso é feito com base em pesquisas, estudos e levantamentos feitos sobre a marca, o mercado e as tendências do setor.
Como criar um planejamento?
Normalmente, é criado por um profissional especializado em comunicação e marketing, pois a estratégia requer conhecimentos específicos, atenção e dedicação para o acompanhamento das atividades.
Para se ter uma ideia simples de como ele funciona separamos tópicos básicos que devem pautar qualquer plano. Veja!
- Objetivo: deve ser definir o que a marca pretende com a comunicação.
- Mensagem: deve definir qual é a mensagem que a comunicação pretende passar.
- Público: quem são as pessoas que serão atingidas (ou que a marca pretende atingir) com essa comunicação. Nesse ponto, é importante que o perfil esteja bem destrinchado.
- Estratégia: deve definir com quais ferramentas a marca vai trabalhar para que a comunicação seja transmitida. Assim como em quais veículos ou canais ela será transmitida.
- Análises: depois de pronta e veiculada, a estratégia deve ser analisada, com intuito de entender se os objetivos foram alcançados.
No meio do processo, também deve entrar o cronograma de acompanhamento, onde serão definidos prazos e datas para cada atividade. O profissional responsável deverá estar atento para que nenhum prazo seja perdido e, caso isso aconteça, novas datas devem ser alinhadas com o restante do cronograma.
Quer começar o seu planejamento, mas não sabe como? Entre em contato conosco através desse link e um dos nossos consultores entrará em contato para ajudar com o seu plano de comunicação.