Você já ouviu falar em Coworking? Caracteriza-se por um ambiente de trabalho que abriga várias empresas em salas compartilhadas. De acordo com o censo de cowokirng 2016, elaborado pelo Coworking Brasil, há 378 espaços no país atualmente. Desses, 90% se concentram na cidade de São Paulo. Esses ambientes juntos oferecem cerca de 10.000 posições de trabalho.
As empresas que mais procuravam por esse tipo de ambiente eram startups por conta de verbas mais limitadas. Hoje, este cenário mudou: os mais diversos empreendedores investem em um espaço desse tipo conforme enxergam os benefícios. Trata-se de um espaço que, dependendo do local, pode abrigar empresas de diferentes tamanhos.
Uma das vantagens desse ambiente de trabalho é o network. Quando muitas empresas se unem em um mesmo espaço, construir uma rede de contatos se torna uma tarefa mais fácil. Os profissionais acabam se conhecendo e até mesmo negócios entre si, além de acompanhar de perto o trabalho do outro.
Um exemplo de Coworking que está dando certo é a Office&Co., que nasceu em 2012 como uma empresa de co-working premium, que engloba serviços all inclusive, por exemplo: quatro salas de reunião com uso ilimitado, internet, atendimento telefônico personalizado e serviço de copa. Todo o pacote é incluído na mensalidade fixa. Hoje, a empresa está faturando mais de R$ 1,5 milhão ao ano e estão expandindo a marca para Miami.
A Office&Co. fez uma pesquisa que indica que o empresário pode economizar até 60% ao optar por um coworking ao invés de um escritório convencional.