Em 2016, quando entrou no mercado de impressão 3D, a OALOO era um e-commerce focado em peças de decoração. Um dos seus diferenciais como modelo de negócio era justamente não ter estoque, pois produzia sob demanda em um curto espaço de tempo. A partir daí é que surgiu a ideia de continuar oferecendo soluções personalizadas em impressão 3D, porém expandir sua atuação e atingir um número maior de pessoas.
Atualmente, a OALOO oferece soluções por meio da impressão 3D de acordo com a necessidade de cada cliente e projeto. A startup atende empresas dos mais diversos setores, de bens de consumo a bancos, com soluções como brindes personalizados, ativações em eventos e protótipos de engenharia – somando mais de 300 mil horas de produção.
Projetos inovadores
Dentre os projetos de destaque, a OALOO já produziu objetos de cena para o musical A Pequena Sereia da Disney e já foi convidada a ter um espaço de impressão 3D no festival Lollapalooza em São Paulo. No seu portfólio há ainda a participação nas Paralimpíadas. Para esse evento, a empresa utilizou fotos para criar impressões 3D e permitir que os atletas com deficiência visual pudessem tatear o resultado de suas próprias fotografias.
Em 2019, a OALOO é a empresa de impressão 3D com a maior capacidade produtiva do Brasil, com mais de 40 impressoras 3D conectadas a um HUB. Foi com todo este maquinário que a empresa produziu 32 mil itens para o Cirque du Soleil em sua temporada no Brasil. Parte do sucesso vem da capacidade de atender às demandas do mercado brasileiro, como curtos prazos de entrega, necessidade de customização e maior liberdade criativa nas suas entregas.
Cliente integrado ao processo
Na grande maioria dos casos cada etapa de um projeto é desenvolvida em parceria com o cliente. “O nosso trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto exclusivo a quatro mãos, com a presença ativa do nosso cliente”, afirma Felipe Barbosa, responsável por marketing e vendas na OALOO.
Outro diferencial da empresa diz respeito ao meio ambiente. A OALOO deseja ser um membro ativo na comunidade em que atua. Por isso, apoia o projeto Amigo da Floresta — um programa da Iniciativa Verde, que faz o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas desmatadas no Sistema Cantareira. Dentro da própria empresa os materiais utilizados na produção são recicláveis e o processo produtivo gera pouquíssimos resíduos.
Projetos de expansão
Para os próximos meses, a empresa tem como foco crescer e se consolidar no mercado nacional de impressão 3D. “Atender a microempreendedores individuais, artistas e artesãos faz parte do nosso plano de expansão, assim como atuar com licenciamento de produtos”, ressalta Felipe Santos, cofundador da empresa. Uma das metas da empresa é ultrapassar a barreira de 100 impressoras 3D, multiplicando ainda mais sua capacidade produtiva e possibilidades de criação.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.