AGENDE REUNIÃO ON-LINE
11 3280 0218
[email protected]
11 98542-5120
Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
YouTube
Instagram
Skype
Assessoria de Imprensa – Geramos Credibilidade e Confiabilidade para a Expansão do seu Negócio.Assessoria de Imprensa – Geramos Credibilidade e Confiabilidade para a Expansão do seu Negócio.
  • AGENDE REUNIÃO ON-LINE

O que é Assessoria de Imprensa?

Início O que é Assessoria de Imprensa?

O que é assessoria de imprensa e qual o seu papel na comunicação empresarial? Você sabe ?

Quando o assunto é o marketing empresarial e as diversas possibilidades de divulgação, a coisa começa a ficar desafiadora.

Cada hora vai surgindo um termo novo: Assessoria de Imprensa, Search Engine Marketing, relações públicas, marketing digital, publicidade…

E aí, se não tomarmos cuidado, acabamos contratando um profissional esperando que ele realize a tarefa que é de outro!

Nós da MGA PRESS criamos esse texto co  te ajudar a tirar todas as suas dúvidas sobre o que é assessoria de imprensa e decidir – DEFINITIVAMENTE – que é esse profissional que você precisa agora.

O que é Assessoria de Imprensa de fato?

A assessoria de imprensa faz a ponte entre as empresas e os veículos de comunicação. Ou seja, é ela que vai ligar o seu negócio a grandes jornais, revistas e até programas de televisão!

Segundo Jorge Duarte, autor do livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia a atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa.

Busca, essencialmente, atender às demandas por informação relacionadas a determinada organização ou fonte em particular.

O exercício desta atividade no Brasil é especializado e realizado, na maior parte das vezes, por profissionais com experiência ou curso superior em jornalismo.

Parece complicado não é mesmo?

Vamos te dar um exemplo: Imagine que a sua empresa está lançando um novo produto.

Esse produto é revolucionário e quer muito que todo mundo saiba sobre ele!

Nesse caso, o assessor de imprensa vai montar um press release desse produto, contando o que ele faz, como é, como funciona e quais os benefícios.

Então envia esse press release aos diversos jornalistas e diversos meios de comunicação.

Os jornalistas e o pessoal responsável pela pauta desses meios de comunicação vão analisar, ver se esse produto é realmente interessante ao seu público e se for, vão publicar matérias sobre isso.

A assessoria de imprensa não paga as matérias publicadas. Isso é trabalho do marketing e da publicidade.

Então eu só contrato assessoria de imprensa quando eu estiver lançando um produto ou serviço?

O que é Assessoria de Imprensa

Não! Na verdade a assessoria de imprensa também pode te ajudar – e muito – com o branding da sua empresa.

Pela definição de Wally Olins, profissional de branding britânico e Criador de marcas como Indra, Vueling, Yoigo, EVO, Bankinter e ICEX, branding é: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar.   

O branding empresarial nada mais é do que a gestão da sua marca! É o branding que faz com que os produtos de determinadas companhias sejam mais desejados do que de outras.

E isso também está muito relacionado com o preço que as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto, já que quanto melhor o branding, mais valor as pessoas dão ao seu produto e aceitam pagar mais caro por ele também.

A Apple é um grande exemplo de branding, assessoria de imprensa e relações públicas bem executadas.

Toda vez que Steve Jobs estava em fase de lançar um novo produto ele dava uma coletiva de imprensa e isso rendia a ele milhares de publicações em todos os veículos de comunicação do mundo.

Steve Jobs

Mas assessoria de imprensa não é a mesma coisa que relações públicas?

O que é Assessoria de Imprensa

Não. Essa dúvida é muito comum e muita gente faz confusão. Pense na assessoria de imprensa como ferramenta das Relações Públicas.

A relações públicas cuida da forma como as pessoas estão vendo a sua marca e pode utilizar a assessoria de imprensa com a intenção de melhorar a visibilidade, mas não é só isso que ela faz.

Por definição a PRSA (Public Relations Society of America) compreende as relações públicas como: um processo de comunicação estratégica que constrói relações mutuamente benéficas entre as organizações e seus públicos.

Além disso, a RP (Relações Públicas) também trabalha o ambiente interno, ou seja, ajuda na comunicação interna da empresa.

Dentre as funções da RP podemos destacar:

  • comunicação estratégica,
  • trabalha a comunicação interna da empresa,
  • trabalha a comunicação da empresa com o público final,
  • trabalha a comunicação da empresa com seus fornecedores,
  • organiza eventos,
  • trabalha com todo tipo de divulgação (desde redes sociais, mídias pagas e também assessoria de imprensa).

Acho que agora ficou mais fácil compreender a diferença, não é?

Além de tudo isso é legal deixar claro que a Assessoria de Imprensa, quando bem feita traz mais resultados, além da visibilidade nos grandes veículos de comunicação.

O que é Assessoria de Imprensa na Internet?

Assessoria de Imprensa na Era Digital

Com certeza você já utilizou algum mecanismo de busca (como o Google por exemplo) buscando encontrar alguma empresa ou algum produto que você estava querendo adquirir.

E muito provavelmente, ao fazer a sua busca, você clicou em algum dos primeiros resultados que o Google te deu.

Se você não gostou do que viu, aí sim você foi em busca de outros resultados e outras páginas.

Mas normalmente acabamos adquirindo o que está logo ali no primeiro resultado na primeira página…

Então agora imagine a quantidade de pessoas que você poderia atingir estando na primeira página do Google? Imagine quantas vendas e quantos clientes isso te traria?

Pois saiba que a assessoria de imprensa pode te ajudar com isso também!

Na verdade, existem algumas técnicas que utilizamos no seu site pensando em fazer com que ele apareça aí, na primeira página do Google. Essas técnicas são chamadas de SEO.

Quando falamos de SEO, uma das primeiras coisas que vem a mente é “Linking Building”!

Isso porque o tal linking building é um dos fatores principais para que o Google mostre o seu site nas primeiras posições.

Pense na internet como uma grande eleição. O Google quer saber quem são os “ganhadores” que irão aparecer na primeira página para aquela busca.

Nesse caso, os links são os votos.

Então quanto mais links você tem apontando para o seu site, mais votos você tem e consequentemente mais chances de chegar na primeira página.

Isso é um pouco simplista e existem milhares de outros fatores que vão te fazer atingir a primeira página, mas explicando de forma básica, esse exemplo serve.

O Moz levantou em  2015 um relatório com todos os fatores mais relevantes de rankeamento na busca orgânica, segundo informações do próprio Google, dentre eles o link building é citado como um dos principais.

E aí você deve estar se perguntando… Tá, mas onde entra a assessoria de imprensa nisso tudo?

Lembra que lá no começo desse artigo a gente comentou que o assessor de imprensa vai enviar um press release da sua empresa ou do seu produto aos jornalistas, certo? Quando os jornalistas publicarem as matérias falando sobre a sua empresa, podem ou não, colocar algum link que apontem o seu site.

E com isso você trabalha o seu linking building e consequentemente melhora seu SEO e pode aparecer com mais facilmente na primeira página do Google, o que acaba gerando muitas vendas!

Assessoria de Imprensa e as Vendas

Como já te contamos, a assessoria de imprensa ajuda muito no quesito vendas. E como exemplo queremos te mostrar um case de sucesso da MGA PRESS.

Conheça o Case da Don Churro

Gráfico de Conversão Don Churro

Gráfico Retirado diretamente do Google Analytics da Don Churro

 

A Don Churro é uma rede de franquias de churros.

Ela nos contratou e nós enviamos o press release a diversos meios de comunicação.

O portal UOL achou a matéria interessante e no último dia 02/09/2016 fez a publicação sobre a Don Churro.

Com isso a empresa recebeu mais de 218 contatos de pessoas interessadas e prontas para adquirir as franquias da marca.

A marca foi lançada recentemente e já conta com 27 unidades vendidas graças a nossa parceria.

Agora que você já sabe a o que é assessoria de imprensa, não deixe de entrar em contato com a MGAPress Assessoria de Imprensa para contratar nossos serviços.

Email
Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
YouTube
Instagram
Skype
Rua Doutor Albuquerque Lins, 635 – Cj 42
Tel: 11 3661-3131 Whats: 11 9.9811-0018
[email protected]

Entre em Contato:

    Leia aqui a política

    Assessorias de Imprensa

    • Belo Horizonte
    • Brasília
    • Campinas
    • Curitiba
    • Florianópolis
    • Fortaleza
    • Porto Alegre
    • Recife
    • Rio de Janeiro

    © 2022, MGAPress – Todos os direitos reservados

    • Sobre Nós
    • Nossos Clientes
    • Cases de Sucesso
    • Política de Privacidade
    • Blog
    AGENDE REUNIÃO ON-LINE
    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar e Fechar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia Mais
    Aceitar e Fechar
    Politica e Privacidade

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
    Non-necessary
    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
    SALVAR E ACEITAR