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Live Marketing é a chave para conquistar os clientes

Posts Exame13 de abril de 2018Michel Alexander Gildin Acherboim

Fazer compras pela internet está se tornando cada vez mais comum. De acordo com o relatório E-commerce Radar, realizado pela Atlas, as compras feitas por dispositivos móveis cresceu de 22% para 31%, entre 2016 e 2017. A facilidade de escolher os produtos em poucos cliques e a segurança dos próprios sites são os grandes responsáveis por esse comportamento.

Porém, de nada adianta investir apenas em marketing digital. Além de transmitir uma ideia positiva para os consumidores, é preciso também saber conquistá-los nas lojas, por meio de live marketing e bom atendimento.

Um mundo sem lojas

Já imaginou andar por aí e não ver uma única loja de roupas ou brinquedos? Provavelmente, não né? Isso ocorre porque as lojas físicas já fazem parte da paisagem dos centros urbanos, e é essencial para todos os públicos.

Se, ao andar na rua você percebe que o seu calçado furou, imediatamente, você poderá encontrar uma loja para comprar outro e seguir o seu destino. Por outro lado, essa praticidade não é garantida pelos e-commerces, que são destinados a uma compra mais bem planejada.

Além disso, a preferência dos consumidores ainda é pela compra presencial. Segundo o relatório da Colliers International sobre o mercado americano, em 2011, 94,2% dos clientes preferiram as lojas físicas, enquanto em 2016 esse número foi de 90,8%. Apesar da queda e, consequente, aumento das compras pela internet, as lojas físicas continuarão a ser atrativas por muito tempo.

Comunicação visual física

Em virtude disso, ainda há bastante espaço para o marketing presencial, que nunca sai de moda. Na prática, isso significa que, mesmo com todos os avanços tecnológicos, os consumidores ainda prestam atenção às marcas que fazem merchandising no ponto de venda, lojas ou espaços parceiros.

Nesse contexto, a comunicação visual serve para atrair o público a conhecer determinado produto, como aqueles alimentos disponíveis para a degustação no supermercado. Os display lamà, display de chão e displays PDV também podem ser usados em feiras e eventos.

Como utilizar marketing no PDV

A melhor estratégia de marketing no PDV é aquela que leva em consideração o espaço disponível, as regras de uso e, claro, o objetivo de vender. A maior parte dos pontos de venda abriga diversas marcas e produtos, por isso é preciso pensar nisso antes de formular o planejamento.

Se esse for o caso, vale a pena elaborar um “mapa do tesouro” para que o público chegue até ao ponto determinado. Ou seja, vale a pena investir em placas, como por exemplo “conheça um produto inovador no corredor à direita”, assim, as pessoas saberão exatamente o que as espera naquele espaço.

É importante ainda que o público consiga identificar de primeira do que se trata à ação, seja lançar um produto ou promoção. Ao lado da identidade visual da marca, é necessário que tenha palavras chamativas, como “lançamento”, “somente hoje + o preço”, etc.

Na hora de escolher o melhor display, a empresa não pode ter medo de chamar a atenção, afinal, todo marketing serve para isso. Além dos modelos clássicos, talvez seja interessante investir nos mais modernos, para demonstrar ao público que a empresa está antenada nas novidades.

O marketing no PDV pode ser usado em qualquer época do ano. Mas é necessário ficar ainda mais atento ao calendário do varejo e em suas oportunidades, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa e Natal, dependendo do produto oferecido. Assim, o público conhecerá ou se lembrará da marca no momento certo de fazer as compras.

Ações no ponto de venda

Para atrair a atenção dos consumidores, vale a pena também pensar em ações estratégicas nos pontos de venda. Além de entender o que é o produto, os clientes querem experimentá-los e descobrir como eles são de verdade, seja sentindo o cheiro de uma fragrância ou degustando um aperitivo.

Outra ação que tende a render bons resultados é fazer cross-merchandising. Essa é uma técnica de associação, que faz o público se lembrar que precisa de um produto, quando está em busca de outro. Por exemplo: o PDV de achocolatado pode ser colocado na sessão de leite.

Também é interessante pensar no PDV como mídia. Assim, em vez de apenas mostrar um produto, é importante colocar frases de destaque que estimulem a compra, como “puxe aqui” e “compra agora”.

A importância do PDV

De acordo com a fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano, as lojas físicas não irão acabar, mas a função delas, sim. Durante o Live Experience, congresso da Associação de Marketing Promocional (Ampro) de 2017, Trajano comentou que hoje em dia os clientes já chegam às lojas com informações sobre o produto. Por isso, a loja deve oferecer uma experiência a mais, para que o público possa se distrair e conhecer diversos produtos antes de efetuar a compra.

A relação entre as marcas e os clientes continua sendo importante. Isso explica por que de nada adiante ter um forte posicionamento de marca, se o atendimento for ruim e o cliente sair com uma impressão negativa da loja.

Apesar dos avanços digitais, que vieram para agregar ainda mais no varejo, nada supera a presença física. A internet pode entregar preços competitivos e produtos em casas, mas somente as lojas são capazes de entregar experiência, e momentos de felicidades com a família e os amigos.

 

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