Esquecer-se de pagar o boleto, infelizmente, é mais comum do que as pessoas gostariam. Até pouco tempo, quando isso acontecia, o consumidor precisava ir ao banco que emitiu a conta para efetuar o pagamento.
No dia a dia, isso não é nada prático, pois muitas vezes o consumidor não é cliente naquele banco. Por exemplo: a pessoa tem conta no Itaú, mas precisa pagar uma conta que venceu e deve ir ao Santander.
Por causa disso, novas regras foram estabelecidas para esse tipo de pagamento. Em agosto de 2018, foi determinado que boletos acima de R$ 400 poderiam ser pagos em qualquer banco. Afinal, nesse caso, o consumidor era obrigado a sacar o dinheiro na sua instituição e levá-lo para outra, o que gerava insegurança.
No começo de outubro, os bancos passaram a aceitar o pagamento de valores acima de R$ 100 fora do prazo. Poucos dias depois foi determinado que todos os boletos vencidos fossem aceitos.
Como atualizar o boleto
Para evitar que as multas e juras encareçam o boleto, o consumidor pode atualizar a conta no site do banco. Se a pessoa já for cliente, é ainda mais fácil, pois isso pode ser feito pela internet banking. Se não, basta gerar a segunda via da conta e depois ir a uma caixa eletrônico para pagá-la.
De qualquer forma, é possível atualizar boleto do Bradesco e de outros bancos. Além desse, as principais instituições que permitem essa atualização são Itaú, Santander, Banco do Brasil e HSBC.
Atualmente, o boleto tem sido disponibilizado pelas lojas como uma forma de pagamento, principalmente para quem não tem conta-corrente ou quer fugir dos juros bancários. Segundo pesquisa do Multicrédito, em 2018 houve um crescimento de cerca de 58% na utilização de boletos e carnês.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.