O Coworking está revolucionando o mercado de trabalho. E o número de espaços compartilhados está crescendo no Brasil e no mundo. Dados do Coworking Brasil mostram que o número de coworkings no país cresceu 52% e no mundo 30%, entre 2015 e 2016.
Para acompanhar esse ritmo, a Office&Co., expandiu-se em duas unidades, uma em São Paulo e outra em Miami. “Essa opção permite uma aproximação de nossos clientes aos mercados latino e norte-americanos com custos bastante atraentes”, diz Renata Leal Costa, fundadora da Office&Co.
Conheça três empresas que optaram pelo coworking como um espaço definitivo:
High Human Capital
A High Human Capital é um consultoria de recrutamento especializado. A empresa optou pelo coworking em 2015, quando estavam iniciando as operações. Os fundadores afirmam economizar R$6.000 por mês usando o espaço.
“Uma vez adaptados ao ambiente do coworking, percebemos que poderíamos prolongar por muito, senão definitivamente nossa permanência nesse modelo”, diz Felipe Mollica, sócio fundador da High Human Capital. “Não precisamos pensar na contratação nem gestão de recepcionistas, serviço de copa, nem de facilities, podendo focar apenas no nosso negócio”, afirma.
O ambiente social promovido pelo coworking é fundamental para a riqueza intelectual da High Human Capital. “Podemos interagir com profissionais dos mais variados universos”, conta Mollica. Com o crescimento da empresa, a High Human Capital está migrando para salas maiores. “Tudo isso também evitando o transtorno de mudança de endereço, obras e multas contratuais, por exemplo”, completa.
Agência e-Can
A Agência e-Can tem sua sede no Rio de Janeiro e encontraram na Office&Co. a solução para a expansão em São Paulo. “Encontramos um espaço de baixo custo, e uma equipe 100% especializada, treinada e que nos faz sentir em casa”, diz Daniela Aquino é sócia fundadora da agência e-Can.
A agência acredita que o coworking é o lugar mais estável neste momento de crise. “Mesmo se a minha agência triplicar de tamanho, ainda assim ficarei neste ambiente compartilhado, pois acredito nesta esfera compartilhada para a geração de negócios”, conta Daniela Aquino. “Já fechamos vários negócios com colegas aqui do coworking”, completa.
A empresa afirma que o valor para um espaço exclusivo, custaria no mínimo três vezes mais do que o coworking. “Em momentos de crise é mais vantajoso pensar de forma colaborativa e sustentável para os negócios”, diz Daniela.
Mercare!
A empresa tem um ano de atuação e desde o início está no coworking. O principal motivo: o espaço oferece toda a estrutura completa de um escritório, com serviços e salas de reunião necessários para uma empresa de consultoria, com um ótimo custo benefício.
“Aqui temos uma estrutura completa com salas de reunião, atendimento personalizado, escritório moderno e equipado, além do endereço comercial privilegiado”, diz Mirella Scorza da Mercare!, uma consultoria de marketing estratégico. “Sem contar o convívio com pessoas interessantes”, completa.
E a empresa destaca, novamente, o networking. “Sempre surge a oportunidade de trocar indicações com empresas que podem ser parceiras em vários negócios, já aconteceu algumas vezes com a Mercare!”, completa.