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Em meio à crise, advogada reinventa o próprio marketplace, criando uma economia colaborativa no mundo decor e gourmet online

Posts Exame18 de fevereiro de 2019Michel Alexander Gildin Acherboim

Ao observar a falta de demanda de artigos de decoração inspiracionais e de alto padrão na internet, Caroline Dias enxergou uma oportunidade de negócio e hoje comanda o Montacasa – um dos maiores marketplaces no segmento. Cinco anos depois, a própria plataforma acaba de ser reconstruída, liberando a entrada de mais lojistas que engajam com o Montacasa na busca de divulgação e venda dos seus produtos online. Tudo isso com um custo menor e em meio à crise.

Há cinco anos, a advogada Caroline Dias não imaginava os rumos que sua carreira tomaria, e se fosse para citar uma expectativa de futuro naquela época, ela jamais imaginaria que largaria todos os processos comuns do direito tributário para se tornar uma empreendedora que pensou fora da caixa na hora certa. Sem qualquer tipo de capital ou aporte estrangeiro, Caroline criou o Montacasa – um marketplace de decoração e itens gourmet inovador e focado, principalmente, em produtos de alto padrão.

Ao lançar o Montacasa em 2013, Caroline sequer previa a crise que viria pela frente. “Não só o segmento de decoração e gourmet, mas todo o mercado sentiu o reflexo de uma economia instável, que resultou na crise na qual estamos hoje. Vi grandes parceiros fecharem as portas, mas, em contraponto, a grande maioria conseguiu terminar 2018”, comenta. E, de fato, só sobrevive nesta grande selva dos negócios quem possui criatividade para se reinventar.  

Jogo de cintura para superar a crise

Hoje, o Montacasa é um facilitador de compras de decoração e gourmet online, e reúne cerca de 100 mil produtos de mais de 700 marcas para uma comunidade construída com mais de meio milhão de usuários. Mas, Caroline Dias almeja mais e tem planos para fazer com que o marketplace cresça exponencialmente até o final de 2019.

O marketplace de nicho fatura atualmente mais de 2 milhões nos lojistas por ano e está se tornando referência no mercado. Com uma demanda de mais de 300 lojistas em uma fila de espera, o Montacasa já deu mais um passo: construiu sua própria plataforma e agora pode absorver todos os lojistas com sinergia do mercado e com boa reputação. Sim, há um critério de seleção dos lojistas. Somente aqueles que respeitam o consumidor e possuem produtos de qualidade são convidados a participar.

A nova plataforma do Montacasa já está 400% mais veloz e já gerou um aumento de quase 70% de fluxo nos lojistas, e agora está crescendo mais de 40% ao mês e tráfego orgânico. “Tivemos uma queda no fluxo pela alteração da plataforma, mas agora as coisas voltaram ao normal e estamos crescendo da forma que planejamos”, comenta Caroline.

Funcionando como uma vitrine para os lojistas, o Montacasa fortalece este ecossistema colaborativo e leva um fluxo qualificado para os parceiros que estão tentando se manter ativos em meio a uma crise sem precedentes no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só nos últimos três anos, 340 mil empresas fecharam as portas, sendo 78% delas do setor comercial.

“O objetivo é expandir o modelo de negócio de uma forma que tanto o Montacasa quanto os lojistas parceiros possam ganhar ainda mais. Por isso, insistimos em um trabalho colaborativo. Rateamos custos de edição de vídeos, valores de construção de várias peças de marketing e divulgação coletiva. Já para o cliente final, nós esperamos um salto na oferta de produtos e que eles possam encontrar tudo o que precisam para sua casa, já que queremos absorver mais e mais lojistas – o que significa muito mais diversidade em itens decor e gourmet em um mesmo lugar”, conclui Caroline Dias.

Vale lembrar que com uma fatia de mais de 10% do mercado online, o setor de Casa & Decoração, segue na contramão da crise e só cresce, segundo o último relatório Webshoppers, do E-bit. A estimativa é que este ano as vendas online somem mais de R$ 53 bilhões.

Sobre o Montacasa

A ideia de empreender e criar o Montacasa surgiu quando Caroline, ao reformar o seu apartamento, percebeu que não havia nada na internet que facilitasse as compras de produtos de decoração. Em julho de 2013, o Montacasa foi lançado oficialmente na Casa Cor de São Paulo e o sucesso da ação marcou um passo importante na carreira da advogada, que decidiu se afastar da carreira para se dedicar exclusivamente ao novo projeto. E o Montacasa não só começou a atrair olhares de clientes que queriam comprar pela internet, como também passou a ser uma ótima vitrine para grandes lojistas de decoração e gourmet de todo o Brasil.

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