AGENDE REUNIÃO ON-LINE
11 3280 0218
[email protected]
11 98542-5120
Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
YouTube
Instagram
Skype
Assessoria de Imprensa – Geramos Credibilidade e Confiabilidade para a Expansão do seu Negócio.Assessoria de Imprensa – Geramos Credibilidade e Confiabilidade para a Expansão do seu Negócio.
  • AGENDE REUNIÃO ON-LINE

Crise leva empresas à reflexão

Posts Exame25 de junho de 2018Michel Alexander Gildin Acherboim

Quantas vezes nosso país já passou por uma crise? Não será a primeira, nem será a última.

A crise pode atingir qualquer empresa, mas é o gestor quem determina se irá esperar até que a fase ruim passe ou irá buscar formas de superá-la.

O Brasil está passando por uma grande crise econômica que abala as estruturas de muitas empresas. Essa etapa pode causar a falência de muitos negócios, como também pode fortalecê-los, os tornando maiores e capazes de crescer ainda mais. Tudo vai depender da empresa e de seus gestores.

A forma como eles irão agir em tempos de crise é que fará a diferença para o negócio. O primeiro passo é reconhecer que realmente está ocorrendo uma crise e buscar formas de enfrentá-la.

Você pode optar por sentar e ficar esperando este período passar ou então desenvolver competências capazes de fazer sua empresa superar essa fase ruim. A escolha do caminho que irá seguir é o que dirá se sua empresa ficará abalada com a crise ou irá superar e retornar a todo vapor e isso só depende de você.

Quando falo que a crise leva as empresas à reflexão, quero dizer que é em períodos ruins que empresários param para refletir e analisar qual o melhor solução a seguir.  Grande parte das pessoas tem o hábito de olhar sempre para o lado negativo das coisas, pois a reclamação faz parte da natureza humana. No fundo, parece que queremos que as coisas deem errado para podermos ter algo para reclamar.

Toda empresa precisa de alguém que a impulsione para frente e veja a crise como forma de se superar e voltar à frente dos concorrentes.

Muitas vezes procuramos ajuda em livros e palestras de autoajuda como forma de nos estimularmos. Mas o que a maioria não entende é que desde que o mundo é mundo, todas as empresas passam por ciclos, há momentos de grandes vantagens e há momentos de grandes apertos e isso faz uma empresa ou um  profissional se destacar.

É preciso reconhecer as oportunidades que aparecem e saber retirar dos erros, o aprendizado que fará sua empresa evoluir ainda mais. A evolução vem das tentativas, dos erros, dos acertos, de todas as fases que compõe um ciclo. Se não tiver uma tentativa, não saberemos o que pode ou não dar certo. Dificilmente uma coisa cai em suas mãos do nada, e mesmo se cair, você deve saber a melhor maneira de lidar com ela. Ou seja, você precisa estar preparado para aquilo que está por vir e com a mente aberta.

Uma pessoa que enxerga apenas o problema, não verá  oportunidades surgindo, uma vez que estará focando apenas nos pontos negativos, no que dará errado ou não funcionará.

Uma pessoa que sabe aproveitar a crise é aquela que vê essa etapa como uma forma de buscar o crescimento e estabelecer uma vantagem em relação às pessoas que não sabem aproveitar.

A palavra crise está na conversa de empresários, funcionários, desempregados e até mesmo em mesas de bar. Cada um com uma perspectiva diferente, mas a maioria com a mesma visão: “como a crise está me afetando”.

É este pensamento que precisa mudar, é essa forma de ver a crise que precisa de reflexão e é isso que você deve fazer se quiser obter sucesso nos negócios.

Cada vez mais empresas e menos clientes

O número de empresas vem aumentando a cada dia, mas será que elas possuem estrutura suficiente para se manterem no mercado? A competição está mais forte e por isso, ter uma empresa bem estruturada é fundamental.

Isso quer dizer que o mercado brasileiro está ruim? De forma alguma! Recentemente muitas empresas brasileiras foram vendidas por grupos internacionais. Sabe por quê? Pois depois de uma grande análise, estudos, pesquisas, planejamento e estrutura, eles perceberam que o mercado brasileiro é extremamente promissor, não para agora, mas para breve.

Não se sabe ao certo quando. Pode ser daqui 1 ano, 2, 3, mas se sabe que a tendência é que o mercado prospere. O que tem a fazer neste momento é ir trabalhando a empresa no que puder, para quando essa fase chegar, ela estará preparada para tudo o que vier.

Deixar para agir quando isso acontecer vai ser tarde de mais. O brasileiro tem o costume de pensar apenas no presente ou em um futuro bem próximo e esquece que é preciso pensar mais em longevidade.

A longevidade está muito além ficar esperando que algo aconteça. Se deixar para fazer tudo no momento que acontecer, não conseguiremos progredir.

A longevidade está relacionada ao preparo da empresa e da equipe como um todo, para lidar com qualquer momento que esteja por vir, seja bom ou ruim. Ou seja, para superar a crise é preciso começar a pensar já.

O que uma empresa não deve fazer quando aparece uma crise:

    • Não reconhecer o impacto da crise
    • Seguir com os mesmos projetos e investimentos sem uma reavaliação
    • Descuidar da comunicação
    • Não ter cautela
    • Causar endividamento
    • Não estimar os riscos
    • Ter uma reação muito exagerada
  • Não dar a devida atenção à delegação de decisões
  • Não atender às mudanças do mercado
  • Não se preparar para uma possível crise futura

Sentar e esperar ou desenvolver competências?

O que uma empresa deve fazer:

  • Mudar de atitude

Os gestores precisam estampar a energia da empresa, estar por dentro de tudo o que acontece, acompanhar de perto os projetos que estão sendo realizados, orientar a equipe para ter resultados melhores.

Não desperdice seu tempo com algo desnecessário, foque naquilo que realmente importa. Com isso, você terá muito mais visão sobre o negócio.

  • Novas oportunidades surgem todos os dias

Todos os dias é possível encontrar empresas que estão fazendo sucesso no Brasil. E porque uma delas não pode a sua? A oportunidade está em todo lugar para quem quiser enxergar.

Você deve parar de analisar os pontos ruins de cada uma das coisas e focar em tentar aproveitar o máximo de coisas boas que aquilo te traz.

  • Tenha Foco

Qualquer minuto que você desperdiça com aquilo que não é importante pode significar um projeto a menos. Por isso, é preciso ter foco no que realmente é necessário no momento.

Se contar que quando uma pessoa tem uma meta, ela se dedica mais aquilo e faz o possível para que seja atingido. Ter foco é investir seu tempo de maneira correta, transformando em produtividade e qualidade.

  • Utilize ferramentas que te auxiliem

A tecnologia está aí para ajudar as pessoas, por isso, foram criadas inúmeras ferramentas com finalidade de facilitar o dia a dia das pessoas. Estes softwares integrados são capazes de proporcionar melhor otimização dos processos e mais eficiência nos resultados.

Um software faz tudo o que as pessoas perderiam horas fazendo, de forma simples, segura, rápida e prática. Ou seja, ele irá te ajudar a focar em estratégias para sair da crise ou até mesmo estar preparado para ela.

Hoje em dia é possível encontrar softwares específicos para cada tipo de empresa e também para casa setor que será utilizado.

  • Invista no que é necessário

Durante o tempo de crise você deve tentar reduzir gastos desnecessários e investir naquilo que realmente irá te trazer resultados em curto prazo. Assim, você conseguirá sair da crise de forma mais rápida.

  • Acredite que a empresa é capaz

Para finalizar, o que você não pode deixar de fazer em tempos de crise é acreditar na capacidade da sua empresa, da sua equipe ou do seu produto.

Pessoas que não acreditam neles mesmo, não conseguem ter um futuro promissor. Se nem mesmo você acreditar, será que alguém irá acreditar na sua empresa? Provavelmente não.

Então, se você quer superar a crise e estar preparado para tudo que ainda está por vir, é necessário acreditar e dar o melhor de si, pois assim, outras pessoas comprarão sua causa e irão dar o seu melhor.

Dedique-se, tenha foco, corra atrás, não deixe sua equipe se desmotivar e procure sempre tomar uma atitude planejada e bem elaborada.

A crise é apenas um momento passageiro onde é possível aprender muitas coisas e também superar bastantes desafios. Ao fim dela você verá que mais uma fase do ciclo passou e sua empresa continua firme e forte em busca do sucesso.

Claudio Tomanini

Palestrante e Prof de MBA da Fundação Getúlio Vargas

www.tomanini.com.br

 

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Email
Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
YouTube
Instagram
Skype
Rua Doutor Albuquerque Lins, 635 – Cj 42
Tel: 11 3661-3131 Whats: 11 9.9811-0018
[email protected]

Entre em Contato:

    Leia aqui a política

    Assessorias de Imprensa

    • Belo Horizonte
    • Brasília
    • Campinas
    • Curitiba
    • Florianópolis
    • Fortaleza
    • Porto Alegre
    • Recife
    • Rio de Janeiro

    © 2022, MGAPress – Todos os direitos reservados

    • Sobre Nós
    • Nossos Clientes
    • Cases de Sucesso
    • Política de Privacidade
    • Blog
    AGENDE REUNIÃO ON-LINE
    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar e Fechar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia Mais
    Aceitar e Fechar
    Politica e Privacidade

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
    Non-necessary
    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
    SALVAR E ACEITAR