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Otimização de Sites (SEO)

Início Consultoria em Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Entenda de uma vez por todas o que é SEO:

O trabalho de uma consultoria de seo (Search Engine Optimization), conhecida em português como otimização de sites, pode ser definido objetivamente como a melhor forma de aumentar os acessos do seu site através de técnicas e estratégias que permitem suas páginas melhorarem de posicionamento nos resultados orgânicos dos Google.

Essas técnicas de otimização são baseadas em uma séries de processos que consistem inicialmente na escolha de posicionamento de um site através de palavras-chave específicas, consequentemente deixando o site mais amigável para ser encontrado para estar presente entre a lista dos que são mostrados no Google. Cada um desses processos tem somente um objetivo: melhorar o posicionamento do site nos resultados orgânicos.

Para que você possa entender melhor eu vou dar um exemplo, imagine que você precise saber mais sobre marketing digital.

Instintivamente você abre o Google e digita “o que é marketing digital”, por exemplo.

Veja a Diferença entre os links pagos e os resultados orgânicos da busca do Google.

Os sites disponíveis são conhecidos como resultados orgânicos e a ordem em que eles aparecem são principalmente definidos pelos que foram melhor otimizados.

Resumidamente quanto mais próximo da área superior da página melhor otimizado ele está.

Se quiser uma explicação mais completa, confira esse vídeo da Rock Content que explica de uma maneira simples e prática o que é SEO:

Para que serve uma Consultoria de SEO?

Uma Consultoria de SEO serve para identificar quais as estratégias serão necessárias para posicionar melhor sua marca na internet, através da análise das melhores palavras-chave e dos seus concorrentes se tornará claro o que pode ou não ser feito para que o seu negócio esteja melhor colocado nas buscas.

Para que serve a Análise das Palavras-Chave?

Palavras-chave são essencialmente as buscas que as pessoas estão digitando no Google, uma vez que você entende o que as pessoas estão procurando você poderá se preparar para entregar a elas exatamente o que elas procuram.

Utilizando o exemplo anterior pense em como você se sentiria ao buscar “o que é marketing digital” e ao invés de receber a resposta mais adequada como um artigo ou texto explicando a fundo o assunto lhe fossem apresentados sites de agências que vendem serviços de marketing?

Com certeza frustrado não é mesmo?

Os motores de busca como o Google, Bing e Yahoo tem o objetivo de entregar ao usuário a melhor resposta possível para aquilo que eles estão buscando por isso que uma boa análise de palavras-chave não só será útil para melhorar o seu posicionamento como também fará o seu site chegar aparecer para as pessoas certas e no momento em que elas estejam mais pronta para concluir uma compra ou preencher um formulário de cadastro por exemplo.

Por que analisar os concorrentes?

SEO é uma das ferramentas do marketing digital, e como todo bom profissional de marketing sabe, se alguma estratégia está funcionando para a sua concorrência ela provavelmente irá funcionar para o seu negócio também.

Uma análise dos concorrentes que estiverem na primeira página do Google tornará possível entender as modificações que podem vir a ser necessárias no seu site como: a criação de um blog, a categorização do conteúdo, inclusão ou retirada do conteúdo, aumentar a velocidade do site, protocolos de segurança utilizados pelos outros sites e etc.

Quem pode usufruir de uma Consultoria de SEO?

Hoje em dia qualquer empresa séria com ou sem negócios baseados na internet pode usufruir da otimização de sites.

Alguns bons exemplos e que estão se tornando cada vez mais comuns são os pequenos negócios locais, hoje em dia qualquer pessoa pode encontrar pizzarias, salões de beleza cabeleireiro, supermercados, ou qualquer outro tipo de negócios que estejam próximos a sua região fazendo uma busca rápida e dando uma olhada no mapa do Google.

Esse método é muito bom para os usuários pois os negócios podem contar com os reviews dos clientes o que não só melhora a popularidade das empresas como também influencia no posicionamento.

Mas principalmente as pequenas empresas são as que mais podem se beneficiar com um bom planejamento de SEO, tornando as conhecidas e fazendo com que elas recebam mais clientes em um curto período de tempo.

Quais são os resultados de uma Estratégia de SEO?

Os primeiros benefícios de um bom planejamento podem ser percebidos no aumento dos:

  • Acessos no Site
  • Seguidores na Redes Sociais
  • Engajamento com a Marca
  • Cadastros
  • Compras

Quanto tempo leva para aparecem os resultados?

Com um trabalho bem feito, levando em consideração a concorrência e o nicho de mercado que sua empresa estiver inserida podem levar poucos meses ou até alguns para que o seu site comece a aparecer na primeira página.

Estar na frente de sites grandes e que investem muito dinheiro na internet como grandes e-commerces pode ser difícil, mas também pode se tornar uma vantagem para que você se posicione mais rapidamente se souber explorar bem as fraquezas desses concorrentes.

Confira um dos nossos cases de exemplo que você irá compreender melhor:

Primeira posição

Site posicionado na primeira posição das buscas.

No caso da Biotreino, uma empresa que fornece serviços de personal trainer pela internet através de um modelo de assinatura que dá direito aos clientes um acompanhamento e montagem de treinos personalizados para os mais diversos biótipos.

Nós percebemos que grande parte dos acessos do site e principalmente das compras vinham exclusivamente de uma só palavra-chave.

Após algumas análises da concorrência e algumas otimizações no site da Biotreino nós conseguimos posicionar o site na frente de portais e empresas grandes como o BT Fit e o Hora do Treino, que já eram conhecidos no nicho.

Os resultados foram sentidos em pouco tempo e com uma taxa de cliques e acessos aumentando o site da Biotreino foi capaz de aumentar sua receita e consequentemente diminuir seus investimentos em anúncios que não estavam gerando o mesmo resultado de maneira tão expressiva.

aumento dos cliques

Gráfico retirado do Analytics do Cliente demonstrando aumentos nos cliques com o passar do tempo.

Conclusão

Se você ainda não estiver convencido de que um trabalho de SEO pode ser uma ótima opção para o seu negócio e quiser saber mais e como funciona, não perca tempo e marque um café conosco.

Nossos consultores ficarão felizes em esclarecer cada uma das suas dúvidas e também lhe apresentar um plano de ação que irá turbinar os acessos do seu site. Clique aqui para Entrar em Contato.

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