O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing pode ser definido de uma maneira mais literal como: o Marketing de Atração. Ao contrário do marketing tradicional – conhecido como Outbound Marketing- no Inbound são os clientes que procuram as empresas e não o contrário.
O intuito aqui é atrair potenciais clientes para os seus conteúdos, e começar a construir o relacionamento com eles.
O relacionamento cliente-empresa é mantido através de conteúdo único e personalizado. Essa é uma maneira de educar sua audiência, sua marca se tornará referência de mercado ajudando as pessoas no processo de decisão de compra.
Para que serve uma Agência de Inbound Marketing?
O Inbound Marketing conseguiu revolucionar o mercado de uma maneira que o marketing tradicional nunca foi capaz. Com o advento de novas tecnologias e as estratégias de marketing digital as áreas marketing se tornaram o foco dos investimentos e não mais dos custos como muitos empresários questionavam no passado.
A área de marketing se tornou um dos melhores investimentos.
Nós podemos afirmar isso categoricamente por que dentro do Inbound Marketing, mais especificamente no marketing digital TODA e QUALQUER ação pode ser mensurada, do início ao fim.
Portanto é possível concluir que o Inbound Marketing serve principalmente para:
- Tornar o seu Negócio mais visível;
- Abaixar os custos com aquisição de clientes;
- Atrair mais potenciais cliente;
- Gerar material relevante para o público;
- Melhorar os processos de fechamento nas vendas
Se quiser saber um pouco mais sobre Inbound Marketing, super recomendo essa palestra do Rafael Rez que é uma das maiores referências do mercado nesse assunto:
Conheça as principais vantagens do marketing de atração:
Assim como qualquer outra estratégia dentro do marketing digital, até que os resultados apareçam você precisará de um grande esforço e principalmente persistência.
Ferramentas de anúncios como Adwords e o Facebook podem ludibriar e mascarar o seu potencial de resultados, principalmente por que no marketing de conteúdo as coisas levam mais tempo para acontecer, e é aqui que muitos desistem.
Mas pela nossa experiência com outros clientes acreditamos que vale muito a pena esses primeiros esforços em parceria com uma Agência de Inbound Marketing, veja algumas dessas razões:
1) Estreitar o relacionamento
Optar pelo Marketing Digital através de conteúdo fará com que somente as pessoas interessadas no que você tem a dizer se voltem os olhos e ouvido na sua direção, e se tempo é dinheiro, quanto menos tempo você perder com quem não estiver interessado no que você tem a dizer, muito melhor não é?
É nessa hora que normalmente os clientes costumam dizer que anunciar é mais fácil e chega atingir mais gente, só que de nada adianta anunciar para milhões se só 50 tiverem interesse em você. Já imaginou o quanto de dinheiro vocês está gastando com pessoas que não agregam nada no seu negócio?
2) Possibilidades de “Viralização”
As pessoas não hesitam nenhum segundo na hora de compartilhar seus interesses com outros nas redes sociais, a “viralização” ajuda a sua mensagem a ganhar grandes proporções.
Normalmente no marketing tradicional acontece o contrário, se você quiser atingir mais pessoas terá que pagar mais e mais dinheiro.
Com Inbound Marketing uma mesma mensagem pode atingir milhares ou milhões de pessoas organicamente sem que você tenha que investir 1 único centavo do seu próprio bolso.
3) Trocar os custos por um Ativo
Se você parasse hoje de gastar seu suado dinheiro com anúncios conseguiria se manter no mercado por quanto tempo?
Calma, não estamos dizendo que você deve parar imediatamente suas campanhas, mas se você fizer um bom acervo de conteúdo ele continuará sendo acessado, comentado, compartilhado, sem que você tenha que fazer nada para isso.
4) Os hábitos de compra mudaram
Quando você tem uma dúvida hoje, qual a primeira coisa que você faz? Aposto que é pegar o celular e digitar sua dúvida no Google.
Se um dos seus concorrentes tiver conteúdo de boa qualidade, autoridade no mercado com o site linkado por outras pessoas e aparecer entre os primeiros do Google para suas dúvidas, você provavelmente pode estar perdendo dinheiro por não otimizar seu site para os buscadores.
5) Análise e Otimização
Ao contrário do marketing tradicional que é difícil identificar quais veículos estão dando mais certo, de onde vem a maioria das conversões e os assuntos que o seu público se identifica mais?
Se você estiver usando só marketing tradicional provavelmente isso deve estar te preocupando nesse momento, mas se você passar utilizar o marketing digital vai se tornar cada vez mais fácil mensurar seus resultados.
Essa análise vai permitir que você aperfeiçoe e melhore cada vez mais sua comunicação com o público e os consequentemente os seus resultados.
E você, acha que o Inbound Marketing pode ser útil para o seu negócio? Então entre em contato com nossos consultores de marketing digital que ficaremos felizes em montar uma estratégia personalizada para você.