Por mais incrível que isso possa parecer para você, hoje em dia o canal que apresenta o melhor ROI do marketing digital ainda é o e-mail marketing? Você sabia?
Pois é, ao contrário do que dizem as más línguas o email marketing NÃO MORREU. E-mails ainda são uma peça chave dentro de um boa estratégia de marketing.
Sua lista de e-mails é o maior ativo que sua empresa pode ter, e através de envios segmentados você pode manter seus clientes engajados e fazê-los avançar no seu funil de vendas.
Uma coisa é certa, o e-mail marketing só morreu para quem não sabe usar de maneira estratégica.
Por isso, escrevemos esse texto onde você pode conferir todas as vantagens de fazer campanhas de email marketing. Confira:
O que é e-mail marketing?
Antigamente o e-mail era considerado a versão digital para o envio de cartas. Você ainda lembra para que serviam as cartas?
As cartas eram somente para nós podermos manter um bom relacionamento com pessoas que estavam distantes.
Mas depois que as marcas perceberam a força desse canal e passaram a enviar mensagens publicitárias para seus consumidores, essa função acabou perdeu força e o que antes era uma ferramenta de relacionamento se tornou publicidade invasiva, o famigerado SPAM.
Felizmente as campanhas de email marketing evoluíram para as empresas que mesmo nos tempos atuais ainda compreendem sua essência.
Hoje em dia não dá mais para entupir a caixa de entrada das pessoas com propaganda e esperar que eles comprem, eu acho que ninguém quer isso, e você?
Quando bem feito o e-mail marketing construirá relacionamentos e fortalecerá sua marca, desde que você utilize bons conteúdos.
Confira nessa palestra do Felipe Ferreira como multiplicar suas vendas com e-mail marketing:
Para que serve o email marketing?
Embora o e-mail marketing esteja vinculado nas abordagens promocionais e comerciais, ele vai muito além de ser só isso em uma estratégia de marketing digital.
Dentre todas a ferramenta o e-mail é a única que permite a comunicação direta com os clientes, e sempre que um consumidor fornece o contato ele está te dando abertura para sua empresa iniciar essa conversa.
Basicamente todos os papéis do e-mail marketing baseiam-se exclusivamente nisso: RELACIONAMENTO. Veja alguns deles:
- Nutrição de Leads
- Educar seus Clientes
- Reativar antigos contatos
- Fazer uma oferta de vendas
Quais são as vantagens do E-mail Marketing?
Nos últimos tempos as mídias sociais ganharam os holofotes no marketing digital, mas ainda assim o e-mail marketing está reconquistando seu espaço e os principais motivos dessa derrocada são:
1) Todo mundo ainda tem E-mail
Em 2015 o e-mail atingiu cerca de 2,5 Bilhões de usuários e a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões em 2019(mais de um terço da população mundial).
O e-mail é um pré-requisito para praticamente toda a infinidade de ações que nós podemos fazer na internt, seja preencher um formulário ou se inscrever em uma rede social, ou seja, o potencial dos e-mails ainda é ENORME.
2) Segmentação e Personalização
Como a comunicação através do e-mail é uma conversa direta entre duas pessoas você pode facilmente oferecer conteúdos relevantes para cada um dos seus leads e de acordo com o próprio perfil dele (idade, gênero, interesses etc.)
3) Longo tempo de Vida
Nas redes sociais qualquer conteúdo tem uma vida útil extremamente curta, já os e-mail nunca “somem” da caixa de entrada do usuário, a não ser que ele arquive ou exclua. Isso aumenta as chances de que sejam lidos.
4) Alto ROI e custos baixos
Qualquer outro canal exige investimentos de mídia para chegar no usuário, no e-mail você está se relacionando com seus leads “de graça”, mas isso não quer dizer que você deve parar suas ações de marketing, ok ?
Conclusão
Cada um dos canais tem suas vantagens e exercem papeis diferentes. É dever do marketing identificar quais pode se encaixar melhor nas necessidades da empresa.
Se você ainda não sabe como utilizar suas campanhas de email marketing para impulsionar suas vendas, entre em contato com a nossa equipe de consultores em marketing digital.
Nós ficaremos felizes em montar uma estratégia personalizada para você.