Rede de convênio de saúde de Santa Catarina lista os 5 procedimentos mais procurados e como o atendimento via telefone e WhatsApp pode contribuir quanto ao uso correto de medicamentos
A automedicação é uma prática que deve ser combatida. O hábito pode trazer consequências graves à saúde, como reações alérgicas, dependência, efeitos colaterais, intoxicação e aumentar a resistência de vírus e bactérias quando os medicamentos não são usados da maneira correta. Pensando em combater estes potenciais problemas, o Itesc Card, rede franqueadora de convênio de saúde de Santa Catarina com atuação em todo o sul do Brasil, oferece o serviço de Tele Atenção Farmacêutica.
O atendimento, feito via telefone e WhatsApp, por uma farmacêutica credenciada junto ao Conselho Regional de Farmácia, visa identificar, avaliar e intervir nas interações medicamentosas do paciente. A proposta idealizada pelo Itesc viabiliza o acompanhamento da eficácia e da efetividade dos tratamentos prescritos, além de sanar dúvidas sobre medicamentos, dosagens, reações adversas e precauções durante o uso.
“O Brasil é um dos países líderes na automedicação. Muita gente não tem conhecimento dos perigos da utilização de medicamentos por conta própria ou por recomendação de terceiros. No Itesc, colocamos sempre o associado em primeiro lugar e agregamos aos serviços oferecidos o Tele Atenção Farmacêutica justamente para contribuir ainda mais com a saúde dele”, explica o fundador do Itesc Card, Edevaldo Figueredo. “Todo mundo tem analgésicos, antibióticos, antiácidos e relaxantes musculares em casa e, às vezes, nem sabe para o quê serve. Quem nunca sentiu sintomas como febre ou outros associados a uma possível gripe e recorreu a um remédio já disponível em casa?”, acrescenta.
O Tele Atenção Farmacêutica do Itesc Card está ativo desde setembro deste ano e já ajudou mais de 1.000 pessoas cadastradas no serviço, entre homens e mulheres, a tirar dúvidas sobre medicamentos, exames laboratoriais e como encontrar o especialista adequado de acordo com os sintomas de cada um. E o melhor: sem sair de casa. “A internet e as propagandas sobre medicamentos influenciam para que as pessoas se automediquem. Para obter alívio imediato, muitas acabam usando remédios inadequados e em dosagens elevadas, podendo, inclusive, provocar um agravamento no quadro”, destaca Figueredo.
Abaixo, confira a lista dos 5 procedimentos mais procurados no Tele Atenção e como o atendimento pode contribuir com os associados do convênio:
- Escolha do especialista correto
Sempre que algum associado do Itesc precisa de uma ajuda para identificar qual médico é o ideal para tratar dos seus problemas, a farmacêutica responsável pelo atendimento procura entender quais os sintomas do paciente, seu histórico médico e se há ou não algum fator hereditário. Segundo Figueredo, é bastante comum as pessoas se atrapalharem na hora de identificar qual profissional da saúde procurar.
“Tem gente que não sabe a diferença entre um cardiologista e um endocrinologista, por exemplo. Explicamos e buscamos entender se o indivíduo tem algum outro problema de saúde para além do que ele está procurando. Só com a junção das informações é que conseguimos orientá-lo de maneira adequada”, explica.
- Uso do medicamento correto
Pacientes querendo informações sobre como usar medicamentos de forma correta é um dos serviços mais atendidos do Tele Atenção, seja para dores de cabeça, no corpo, filhos com diarreia e febres. Ao contrário do que se pode imaginar, as dúvidas costumam ser pontuais, sobre remédios do dia-a-dia.
“Pacientes com problemas crônicos estão acostumados a usar os medicamentos. No Tele Atenção, percebemos que as questões são mais momentâneas. Muitas vezes, nos telefonam para contar que já se automedicaram, mas que o sintoma não passou”, conta o fundador do Itesc.
- Dosagem correta
Um dos grandes vilões do automedicamento é a utilização do remédio em dosagem incorreta. Muitos fármacos, além de terem classificação etária, envolvem dados importantes como o peso da pessoa – que é diferente para crianças, adultos e idosos – e deve ser levado em consideração.
“A dosagem correta evita a intoxicação. Às vezes, as pessoas vão ao médico, mas saem do consultório sem entender como tomar o medicamento e para quê ele serve. Com o nosso Tele Atenção, já intervimos em receitas médicas que estavam com uma superdosagem”, conta Edevaldo.
- Armazenagem de medicamentos
Muitas pessoas costumam guardar os remédios dentro de uma caixinha no banheiro ou em qualquer outro cômodo da casa. Mas existem medicamentos que precisam ser armazenados dentro de certas especificações, para que aguentem até a data de validade. “O soro fisiológico deve ser guardado dentro da geladeira por, no máximo, dez dias. Há quem desconheça essa informação. Fora isso, muitos remédios ficam guardados por anos e as pessoas nem sabem para quê eles servem depois”, orienta Figueredo.
- Exames laboratoriais
Todo mundo já teve curiosidade de abrir resultados de exames e, muitas vezes, por não entender nada do que estava escrito nos laudos, recorreu à internet. No Tele Atenção, por meio do envio de fotos de exames, a farmacêutica, que também é bioquímica, avalia os resultados e conta para o paciente as informações que ele precisa saber.
“Tem casos que já orientamos o melhor especialista para seguir no atendimento. Em outros, quando percebemos que os exames estão alterados, solicitamos novos procedimentos, como exame de sangue e urina”, finaliza o empresário.
Sobre o Itesc Card
O Itesc Card é uma rede franqueadora de convênio de saúde que atende de maneira ativa, fazendo a marcação de consultas para o cliente em sua rede de médicos, laboratórios e hospitais credenciados. Com atuação de quase 20 anos em Santa Catarina, o Itesc Card tem a missão de promover saúde de qualidade, tendo como pilares de ação, a humanização, o respeito e a excelência para todos os clientes da região Sul do Brasil.
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