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Apesar da crise econômica ainda afetar muitos setores no país, a área de franchising continua registrando crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), juntas as franquias lucraram R$ 40,7 bilhões no segundo trimestre deste ano. Isso representa um aumento de 8,4% com relação ao ano passado.
Podemos dizer que parte desse sucesso se deve à comunicação. Tanto dentro da franquia quanto fora dela, saber se comunicar é essencial. Entenda melhor como esse tipo de serviço pode beneficiar o setor de franchising.
Franqueado e franqueador
Se o franqueador deseja ver a sua marca crescer, é essencial ouvir o que o franqueado tem a dizer. Por estar em contato direto com os clientes, ele pode sugerir melhorias nos produtos e serviços, a fim de garantir maior sucesso à companhia.
Por sua vez, o franqueador tem como dever a missão de transmitir os conhecimentos de empreendedorismo que adquiriu ao longo do tempo. Essa troca de visões e experiência pode ser feita de inúmeras formas, como um portal intranet, e-mails e, não menos importante, as próprias reuniões presenciais.
Individualização das necessidades
As franquias que mais crescem no país são aquelas que entendem que cada localidade tem uma necessidade. Deixar de enxergar as particulares de cada loja — tratando a marca como se fosse apenas o todo — é um grande engano.
Em vista disso, a franquia pode se beneficiar muito de campanhas de comunicação segmentada. Quer só um exemplo? A Conserta Express é uma franquia focada em consertos domésticos. Atualmente, a companhia atua no Brasil e outros países com forte presença de brasileiros, como a Inglaterra. Aqui, uma das maiores demandas da rede é por conserto de aparelhos de ar-condicionado. Já em Londres, a franquia costuma atender pessoas que precisam de ajustes nos aquecedores.
De que adianta a Conserta Express divulgar no Brasil que faz consertos de aquecedores? Óbvio que isso é importante, mas o serviço com ar-condicionado chama mais a atenção. Portanto, a comunicação deve estar alinhada aos desejos e necessidades dos clientes daquela unidade (ou localidade).
Divulgar novas marcas
Atualmente, o mercado de produtos e serviços está muito competitivo e não é diferente com relação às franquias. Nesse sentido, apostar na comunicação é a única forma de se mostrar para o público potencial, tanto o cliente final quanto os possíveis franqueados.
Boa parte dos futuros empreendedores busca na internet maneiras de começar o próprio negócio. Por isso, as marcas que fazem a divulgação estão mais próximas de conseguir novos parceiros e, consequentemente, unidades de funcionamento.
Conclusão
Para as franquias, a comunicação tem um sentido amplo. É importante que haja diálogo entre franqueado e franqueador para melhorar os produtos e serviços. Assim como é fundamental investir em campanhas de divulgação, tanto para atingir o cliente final (aquele que irá consumir o que a sua marca oferece), quanto para atrair novos empreendedores. E que tal investir nos serviços de assessoria de imprensa para franquias?
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