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Por que contratar uma assessoria na cidade de São Paulo

Por que contratar uma assessoria na cidade de São Paulo

Tempo de leitura: 4 minutos

Maior cidade da América Latina, São Paulo um dos maiores mercados do mundo. Existem oportunidades para todos os setores, mas para aproveitá-las é importante investir em comunicação. Nesse sentido, a assessoria de imprensa em São Paulo é bastante eficaz, pois o diálogo com o público ocorre de maneira mais natural.

Gerar mídia espontânea

O trabalho principal de um assessor de imprensa é fazer a ponte entre os clientes e os veículos jornalísticos. Para isso, esse profissional pesquisa pautas que sejam interessante para o público e desenvolvem releases para divulgar aos jornalistas.

Quando tais assuntos são publicados em jornais ou sites, a população se informa e consome o conteúdo de maneira natural, não como uma publicidade paga. Além de ser assimilada de maneira construtiva, esse tipo de divulgação também é menos custosa para a empresa, porque os veículos não cobram pela publicação. Portanto, a assessoria de imprensa é um excelente investimento.

Sair nos veículos de comunicação

Grande parte dos veículos mais antigos e tradicionais do país está localizada em São Paulo, como a Folha de S. Paulo, o Estadão, o Valor Econômico e o DCI. Apesar de veicularem na maior parte das vezes notícias sobre assuntos políticos e de interesse nacional, esses jornais também dão espaço para matérias frias, a respeito de instituições, empresas e marcas.

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    Vale notar ainda que esses veículos também têm suas versões online, onde grande parte da população se informa atualmente. De acordo coma “Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira” do governo federal, a internet é o 2º meio pelo qual a população se informa, e só perde para a TV.

    Quase 50% dos entrevistados no estudo citaram a internet como uma das principais fontes de informação. E 25% disseram que esse é o meio favorito pelo qual obtém informações sobre o que acontece no mundo.

    Se tornar referência no assunto

    Além de precisar de pautas e conteúdos, os jornalistas também necessitam de fontes e porta-vozes para as suas reportagens. Quando uma empresa tem bom relacionamento com a imprensa, ela pode ser contatada mais vezes por se tornar referência no assunto.

    Nesse caso, a assessoria de imprensa pode servir para treinar um colaborador para ser porta-voz da instituição, o que é conhecido como “media training”. Dependendo da pauta, isso pode ser bastante útil, para que o entrevistado esteja mais preparado para as perguntas dos jornalistas.

    Estar melhor posicionado no Google

    As empresas e instituições que saem mais na mídia, geralmente com o link do site atrelado à matéria, têm mais chance de ficarem bem posicionadas no Google. Isso ocorre porque o buscador possui algoritmos e pontuações para cada site, e quando as páginas são citadas em outros domínios, elas ganham autoridade e são vistas de maneira positiva.

    Portanto, quem contrata uma assessoria de imprensa atualmente está também auxiliando nas estratégias de marketing digital. As duas áreas andam lado a lado, e por isso é importante que estejam em sintonia para otimizar os resultados.

    Gerenciar as crises

    Da mesma forma que os veículos divulgam reportagens positivas, eles também podem eventualmente publicar dados negativos das empresas. Diante disso, cabe ao assessor evitar esse tipo de situação ou então reverter a situação.

    Quando a instituição é proativa, ela consegue se posicionar antes mesmo de a crise eclodir. E é como se diz popularmente: melhor falar por si próprio do que deixar que os outros digam o que querem.

    Nesse tipo de situação, a assessoria de imprensa também pode realizar o media training para treinar um ou mais porta-vozes. Além disso, esses profissionais podem desenvolver diversas estratégias focadas em monitorar a reputação do cliente e a percepção do público diante disso. Dessa forma as medidas necessárias poderão ser tomadas com mais assertividade.

    Fortalecer a marca

    Se uma empresa sai com frequência na mídia, é bem posicionada no Google, é vista como referência e sabe lidar com as crises, sua marca é fortalecida e conquista o respeito dos clientes.

    O resultado não poderia ser mais adequado: aumento no número de procura e negócios fechados. E em uma cidade que tem mais de 12 milhões de pessoas, essas ações podem ter ainda mais impacto, sendo a chave principal para abrir diversas portas de oportunidades.

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