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Como divulgar minha empresa e aparecer no Google?

Como divulgar minha empresa e aparecer no Google?

Tempo de leitura: 6 minutos

A principal preocupação de qualquer empreendedor hoje em dia, antes mesmo de iniciar seu negócio, seja ele virtual ou não, tem que estar relacionada com a sua presença e o seu posicionamento On Line, especificamente falando, sua presença no Google.

Você já deve estar careca de ouvir que o Google é a principal ferramenta de pesquisas dentro do mundo digital não é mesmo? Mas você entende por quê? Basicamente a missão dele sempre foi trazer para qualquer internauta a resposta mais relevante para alguma pergunta, algum problema que esse individuo possa ter.

Legal! Mas e daí? O que eu como empreendedor tenho a ver com isso hora? Você deve estar se perguntando…

A Importância de Divulgar sua Empresa para Aparecer no Google

Você como um bom empresário, deve ter desenvolvido um produto, serviço ou alguma solução, assim como o Google, para resolver as dúvidas ou problemas de alguém, e se essas pessoas estiverem neste exato momento procurando pelo seu produto ou solução, onde você acredita que elas estarão buscando?

Exatamente, no GOOGLE!

Ser encontrado no Google é fundamental para o sucesso e aumento das suas vendas, uma vez que a internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e consequentemente do seu público alvo.

Porém, não basta estar listado no Google é necessário que você esteja principalmente na primeira página, afinal de contas, você já avançou além da página 2 de resultados? Eu duvido muito que tenha.

Opções de Divulgação para Sua Empresa

Os principais resultados dos motores de busca presentes no Brasil são divididos em Anúncios Pagos, também conhecidos como Links Patrocinados, e os Resultados Orgânicos, aqueles que aparecem após os anúncios e são colocados em suas respectivas posições pelo próprio Google.

Como aparecer no Google com Links Patrocinados?

A primeira forma de aparecer no Google é a base dos links patrocinados que podem ser adquiridos facilmente através da ferramenta Google Adwords.

O Adwords é uma solução imediata para você que deseja começar a divulgar sua marca ou produto na internet, de forma simplificada e prática a ferramenta permite que qualquer pessoa crie seus próprios anúncios e em questão de minutos garanta presença nos resultados de busca do Google.

O ônus do Adwords é o custo, nele você seleciona para quais palavras-chave seus anúncios devem aparecer assim como determina o valor máximo que deseja pagar por elas ao Google.

Com cada vez mais anunciantes e palavras sendo compradas no Google a tendência é que as campanhas de divulgação através do Adwords se tornem cada vez mais onerosas e que os valores pagos pelos cliques (CPC), que são determinados através de leilões, acabem se tornando cada vez mais altos com o passar do tempo.

Como aparecer nos resultados Orgânicos do Google?

Como eu disse anteriormente o principal objetivo dos buscadores e trazer para o usuário que está pesquisando, o resultado mais relevante para aquele assunto ou consulta que ele esteja fazendo no momento, o Google faz principalmente a relação entre o termo pesquisado pelo usuário e os conteúdos disponíveis em sua base de dados para apresentar na ordem os mais e menos relevantes para aquela busca do usuário.

Parece simples e complicado ao mesmo tempo não é?

Mas não é, basicamente o que você tem que prestar atenção, sempre que estiver falando de Google é o quesito Relevância. Basta pensar nas necessidades do usuário, do seu público alvo e voilá, sua empresa e o Google já estarão falando a mesma língua, percebeu?

Vou deixar aqui algumas dicas básicas de como melhorar seu posicionamento orgânico no Google:

  1. Conheça seu site por dentro: Ter um site bem estruturado tecnicamente é imprescindível, para o Google pouco importa se o site é bonito ou feio, isso importa sim, mas para o usuário. Portanto trate de verificar imediatamente cada um dos códigos presentes no seu site.
  2.  Conteúdo relevante: Pense em tudo que seu usuário gostaria de ver quando acessar cada uma das páginas do seu site e, se coloque no lugar dele: Se eu estivesse visitando esse site pela primeira vez, é isso mesmo que eu gostaria de ver? Esse site combina comigo? Tem tudo o que eu preciso? Faça a manutenção e análise constante do seu conteúdo.
  3. Popularidade: Estar no Twitter e no Facebook não bastam para que seu site se torne realmente popular, é importante que sua empresa se torne uma autoridade naquilo que se propõe isso lhe trará links direcionando para o seu site assim como muito mais visitantes, consequentemente uma posição de destaque no Google. E você pode fazer isso de várias formas, seja aparecendo na mídia ou em outros portais relevantes para os assuntos das suas páginas.

Mas o que é melhor: Links Patrocinados ou Resultados Orgânicos?

Essa é a principal dúvida dos clientes de Marketing Digital da MGA, e a minha resposta é simples: OS DOIS.

A verdade é que não é possível dissociar o que é melhor ou pior, isso depende principalmente das necessidades e estratégias de Marketing de cada empreendedor, cabe a você como empresário escolher por onde começar.

E por onde eu começo?

Começando Pelo Site

Eu sei que minha resposta parece óbvia e pouco explicativa, mas sim o melhor caminho é sempre começar pelo site.

Antes de iniciar qualquer estratégia de posicionamento no Google ou comprar palavras chave, o conteúdo do seu site deve estar preparado para receber o tráfego do público que você deseja.

Um erro que muitos empresários cometem é deixar completamente na mão dos designers e agências a criação de seus projetos para web, e isso não tem nada de errado, desde que o projeto não fique só bonito, mas também esteja condizente com os objetivos de marketing da sua empresa e o papel de analisar e aprovar esses quesitos é de total responsabilidade sua.

Se a sua empresa ainda não tem profissionais com expertise em Inteligência de Negócios focada em Marketing Digital e está buscando se posicionar nessa área, e você ainda não tem certeza se o seu website atende seus requisitos estratégicos entre em contato com a MGAPress, Assessoria de imprensa,  e solicite uma análise gratuita, nós ficaremos felizes em te auxiliar.

Espero ter ajudado, agradeço imensamente sua atenção se você leu até aqui, e lhe desejo principalmente e acima de tudo: Bons Negócios!

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