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Para se ter um negócio, não basta ter vontade, uma boa ideia na cabeça, um mercado bem estudado e um bom plano de Marketing. Dentre as características dos empreendedores de sucesso está a resiliência e a coragem de assumir riscos.
Esses últimos, são alguns dos princípios defendidos por Silvio Santos, nosso protagonista do artigo de hoje.
Antes de iniciar a listagem, no entanto, é recomendável que você assista o clipping abaixo, com dicas de empreendedorismo dadas por ele em alguns momentos de sua história pública.
No vídeo que acabamos de apresentar, é possível afirmar com veemência que o apresentador reúne as características de empreendedores vitoriosos. Uma ótima inspiração para te ambientar no tema desse texto exclusivo.
Silvio Santos: um breve histórico profissional
Enquanto empresário, é inegável o carisma e talento nato para negócios de Silvio Santos. Desde que começou sua carreira aos 14 anos como vendedor ambulante, ele já:
- Passou rapidamente pelo exército, atuando como paraquedista;
- Criou um sistema de autofalante dentro da barca Rio – Niterói;
- Seguiu locutor em uma outra Rádio de Niterói, também no Rio;
- Em 1950, mudou-se para São Paulo e foi apresentador de uma caravana de artistas que rodava a cidade;
- Obteve o sucesso vendendo títulos de casa própria por sua empresa na época, a Baú da Casa Própria;
- Desbancou Chico Anísio na concorrência para o cargo de locutor da Rádio Guanabara, no Rio de Janeiro (ganhou em primeiro lugar);
- Fundou o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, em 1979, onde teve o programa Baú da Felicidade afim de continuar vendendo seus títulos que tanto lhe renderam em faturamento (a ponto de abrir mais 2 empresas subsidiadas);
- No ano de 2006 criou sua marca de cosméticos Jequiti, hoje comandada por uma de suas filhas;
- Inaugurou o Hotel Sofitel Jequitimar, no ano seguinte;
- Hoje, continua administrando todos os seus empreendimentos e fazendo o que mais gosta: apresentando seus programas no SBT;
Ufa, ficou sem fôlego e cansado diante de tamanha bagagem como empresário? Nós também. Mas calma, que a melhor parte da publicação vem a seguir.
As Características dos Empreendedores de Sucesso por Silvio Santos
Por essa razão, nada mais justo do que mostrar aqui tudo o que extraímos como aprendizado dessa incrível caminhada. Vamos as características dos Empreendedores de sucesso, segundo o mestre.
1) Autoconhecimento e autoconfiança
Para se estabelecer uma empresa é fundamental conhecer a fundo a sua personalidade e como você se comporta diante das mais variadas situações.
Consequentemente, é necessário confiar na sua capacidade intelectual e habilidades enquanto indivíduo.
Por que? Pois só assim você pode dar o melhor de si na busca por soluções de problemas.
O ego aqui fica longe, o que nosso protagonista nos mostra é que para estra a frente da concorrência, torna-se vital confiar em si mesmo para então partir para o próximo item.
2) Comunicação eficaz
Nesse quesito, não restam dúvidas do quanto Silvio é bom nisso. Exatamente por saber dialogar com o público e interagir com a plateia que ele se tornou referencia Nacional enquanto comunicador.
Falando nisso, não deixe de conferir nosso artigo sobre a importância da comunicação nas empresas.
3) Liderança
Segundo tabela contida no livro de Arlindo Silva, intitulado A Fantástica História de Silvio Santos, ele é um ótimo ouvinte. Saber escutar suas equipe e os empoderar para fazer o que é certo, extraindo o melhor de cada um.
Os vê como colaboradores e isso faz toda a diferença nos excelentes resultados que obtêm até hoje.
4) Perseverança
Um bom exemplo do que é isso está em todo o histórico exposto acima. Afinal de contas, se ele não fosse persistente não teria conquistado o que conquistado e nem diversificado em suas inciativas da forma que fez, com empenho e afinco.
Logo, fique sabendo que momentos ruins virão, assim como veio para nosso personagem quando em 2010 enfrentou uma forte crise financeira em sua emissora.
O grande segredo é não desistir, mesmo que a primeira ideia não de certo. Insista, que uma hora o êxito virá.
Pode demorar mais de 30 anos como foi para o Senhor Abravanel, ou até menos, mas vai acontecer.
5) Marketing e vendas
Ser um bom vendedor é essencial para qualquer empresa ir para frente, independente de seu retorno final. Para ter compradores leais, temos de investir pesado no pode de persuasão influência. Sem compradores para um serviço, não há dinheiro na conta.
6) Foco e Visão
É preciso traçar uma meta e ser obstinado como no item 4 para alcançá-la de forma memorável. Não importa o tamanho e complexidade envolvidos nesse objetivo ou sonho.
Veja no caso que apresentamos no texto, se Silvio tivesse sido disperso e sem propósito não teria fundado o SBT.
7 ) Iniciativa
Estar atento as oportunidades e caminhos do mercado em que atua. Sem isso, não há como diversificar e investir tempo e dinheiro.
8) Disposição para correr riscos
Também poderíamos resumir isso em coragem. Ou seja, sair da zona de conforto e buscar trabalhar em territórios aparentemente desconhecido mas que podem gerar novas oportunidades de negócio.
Encontramos no começo profissional de Silvio um bom modelo. Ele se tornou vendedor ambulante porque viu um outro vendendo capas de título de eleitor no centro da cidade. Soube enxergar nas vitórias daquela pessoa, uma chance de ganhar dinheiro.
9) Planejamento
Essa é uma das características dos Empreendedores mais importantes para qualquer um que esteja iniciando sua empreitada.
Planejar e conhecer onde se está e aonde se quer chegar é fundamental. A partir disso, torna-se viável estabelecer planos de ação palpáveis, considerando as urgências e não prioridades no momento.
Dessa forma há o monitoramento e controle de tudo, facilitando a correção do que não deu tão certo assim. A melhoria contínua assim se faz.
10) Qualidade na execução
Sem essa, todas as outras características dos empreendedores ficam capengas ou faltosas. A ausência de qualidade nos serviços prestados geram insatisfação do cliente e consequentemente uma propaganda negativa ao seu negócio.
Conectando os Pontos
Além disso, tomar conhecimento do fato por meio das palavras e exemplos de um dos empresários mais amados do Brasil, é sem sombra de dúvidas uma oportunidade.
Logo, saiba que a lista aqui apresentada não tem a pretensão de ser imperativa ou melhor do que nenhuma outra que você já tenha lido por aí.
Muito menos ela representa uma hierarquia de preferencia ou execução em sua disposição.
Nós, da MGAPress, queremos apenas evidenciar o quanto se pode refletir e se inspirar nessas lições de mestre, para construir o seu próprio império. A sua verdadeira máquina de sucesso.
Pode não render milhões quanto a emissora do senhor Abravanel, mas tem potencial de ser o pulo de gato buscado.
Nos conte abaixo nos comentários o que achou da nossa seleção e o que você tem feito em relação a esse pontos atualmente.