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O LB é um dos termos que mais têm se popularizado nos últimos anos — apesar de muitos ainda não saberem exatamente o que é Link Building. Na verdade, mais do que a teoria, esse conceito já vem sendo aplicado sem que os usuários da internet sequer percebam.
Sabe quando você lê um conteúdo que tem um link para outra página? Esse direcionamento pode se tratar de Link Building. A estratégia ocorre quando a pessoa responsável pela publicação mostra para os buscadores que aquele link é importante.
Mas, afinal, qual é a importância disso? Por que um link seria importante para um conteúdo e que diferença isso faria para o site? É isso o que iremos explicar logo abaixo. Confira!
Via de mão dupla
A internet foi criada para ser toda interconectada — e isso está aumentando cada vez mais. Se você está em um site relacionado com documentos, por exemplos, talvez você nem precise sair dele para acessar outra informação. Os endereços eletrônicos são criados para que os usuários “percorram” as diversas páginas com poucos cliques.
O mesmo também ocorre com páginas externas. Muitas vezes, o conteúdo que está em outra página é muito relevante para um texto e, por isso, há a hiperlinkagem. Prova disso é o que acontece na Wikipédia. A enciclopédia digital possui inúmeros links para outras páginas internas e até externa, o que agrega ainda mais para o usuário.
Por outro lado, os sites precisam ser divulgados e não apenas de maneira visível para o público. Nesse sentido, o Link Building é muito importante, pois permite linkar páginas em diversos endereços.
Ok. Mas, afinal o que é Link Building? O LB consiste em uma técnica de SEO que mistura conhecimentos técnicos em Marketing e Assessoria de imprensa digital.
Como o Link Building é aplicado
Do Marketing, os profissionais podem extrair dados importantes de palavras-chave que têm grande volume de busca. A partir disso, é possível pensar em conteúdos interessantes para a produção e, consequente, divulgação em blogs e portais.
Esses textos não costumam ser trabalhados em qualquer endereço. É importante que o site em que o artigo será publicado tenha um bom PageRank, ou seja, nota dada pelo Google.
Depois de escolhidos os canais em que é possível fazer a divulgação, o profissional deverá fazer o follow up. Nesse aspecto é que entram as técnicas de assessoria de imprensa digital.
Assim como um assessor mantém um relacionamento com os jornalistas, os link builders também devem estabelecer uma “ligação”, para convencer o responsável pelo endereço da importância do conteúdo — e, mais do que isso, do link.
Portanto, a publicação não é 100% garantida, pois ela não é paga. Ela é fruto do trabalho árduo do link builder que deve provar que aquele conteúdo tem valor para o blog.
Por isso, o conteúdo não pode ser publicitário, nem panfletário. O texto deve ter características jornalísticas e informativas, caso contrário, as chances de o dono do portal negar a publicação são grandes. Basta pensar que um conteúdo ruim prejudicaria a imagem do site!
Por que fazer Link Building
O Link Building não é importante apenas para divulgar as páginas em sites externos. A real importância dessa técnica está no posicionamento do Google. Quando um endereço é “citado” por outros, ele ganha autoridade.
É a mesma coisa que acontece com o marketing boca-a-boca. Se três amigos dizem que o produto X é muito bom, você não dá um crédito a isso? Provavelmente sim, né? Isso acontece porque as pessoas tendem a acreditar nas indicações e, por isso, essa é a melhor técnica de divulgação.
Os sites melhor posicionados no Google não estão lá à toa. Eles têm um importante motivo para estarem onde estão e receber muitos cliques. Há uma enorme técnica de SEO por trás de tudo isso e o Link Building pode estar incluso.
Quer saber mais sobre o LB e como trabalhamos com essa técnica? Entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas e conversar sobre negócios!