7 livros de marketing digital que todo empreendedor deve ler
Michel Acherboim
Tempo de leitura: 3 minutos
Apesar de o marketing digital ser uma área recente, ele já possui uma vasta literatura. Muitas obras ensinam algumas estratégias que vale a pena as empresa adotarem, enquanto outras são mais focadas nos resultados proporcionados por esse tipo de comunicação.
Em todo caso, é inegável o poder que o marketing digital exerce atualmente. Todos os setores podem se beneficiar dele, seja um escritório de advocacia, um restaurante ou uma clínica de procedimentos estéticos.
Então, se você é empreendedor e quer saber o que significa cauda longa, teste A/B e outros termos semelhantes, confira essa lista. Se você já entende o básico de marketing e pretende aprofundar seus conhecimentos, leia também. Afinal, conteúdo nunca é demais — e pode fazer a diferença no faturamento!
1 – Marketing na Era Digital (Martha Gabriel)
Livro essencial para começar a entender a área, o Marketing na Era Digital possui uma linguagem simples e direta. A obra aborda principalmente, o porquê se comunicar adequadamente na rede é tão importante. O livro conta com capítulos divididos em quatro grupos: planejamento de marketing e conceitos essenciais; mudança no marketing por causa do meio digital; estratégias digitais e plataformas emergentes.
2 – Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital (Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)
É impossível pensar em marketing sem citar Philip Kloter. Nessa obra, ele e mais dois autores refletem como o mercado da comunicação mudou com a chegada da internet. Além das análises em si, o livro também apresenta algumas dicas para entender o consumidor digital, quais são as melhores práticas e métricas a serem adotadas.
3 – A cauda longa (Chris Anderson)
Bastante popular atualmente, a cauda longa está relacionada à segmentação do conteúdo, para atrair maiores resultados. O termo começou a ser usado por Chris Anderson. Neste livro, o escritor aborda em profundidade a questão, mostrando ainda que a internet pode ser aproveitada para alcançar melhores resultados.
4 – Não me faça pensar – Atualizado (Steve Krug)
O “Não me faça pensar” trata a funcionalidade da rede de internet com dados e conselhos práticos, que podem ser adotados por iniciantes e experientes. O livro foi lançado pela primeira vez em 2002 e rapidamente conquistou o mercado. A nova versão conta com informações atualizadas sobre a realidade dos smartphones.
5 – Estratégias de marketing digital e e-commerce (Sandra Turchi)
De maneira acessível e didática, este livro oferece uma visão abrangente sobre várias formas de utilizar o meio digital para alavancar as vendas no e-commerce. Para isso, a obra utiliza pesquisas, casos e a própria experiência da autora, o que garante um conteúdo bastante rico. O “Estratégias de marketing digital e e-commerce” é indicado a todos os estudiosos, publicitários e empreendedores que desejam se adaptar às mudanças trazidas por esse meio.
6 – A/B Testing (Dan Siroker e Pete Koomen)
Testar o que garante e o que não garante resultados é imprescindível em qualquer setor, e não é diferente na internet. O famoso teste A/B merece ser utilizado e analisado com cuidado. No “A/B Testing”, os autores demonstram que esse tipo de procedimento foi o grande responsável pelo sucesso de empresas como Netflix e Amazon.
7 – Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)
Para quem trabalha diretamente com o exame de métricas, vale a pena ler esse livro. Avinash Kaushik mostra para o leitor como saber qual é o público que visita um site, o que fazer com essa informação e como escolher a melhor ferramenta de análise para transformar números em estratégias.