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4 dicas de sucesso de marketing do SXSW

4 dicas de sucesso de marketing do SXSW

Tempo de leitura: 4 minutos

O South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de economia criativa e tecnologia, encerrou no último dia 18 deste mês no Texas (EUA) a sua 25º edição, depois de ter se tornado um conglomerado cultural. O SXSW atrai a atenção do mundo todo por reunir em um só lugar debates, conferências, negócios, música, cinema, tecnologia e games. É pouco ou quer mais?

Quando o assunto é marketing, o festival também não deixa a desejar. Afinal, de nada adianta montar todo esse aparato, se não houver divulgação e, pior, se o público não se sentir satisfeito. A propaganda sempre é a alma do negócio.

No caso do SXSW, os seus organizadores investiram principalmente no marketing de experiência, uma das estratégias que mais têm crescido hoje em dia. E sabe o que isso significa? Basicamente, que agora, mais do que nunca, o cliente deve ser o centro das atenções.

Quer conhecer mais sobre o marketing do SXSW? Confira algumas dicas de sucesso que separamos para você:

Tecnologia

A maior parte do público do SXSW é apaixonada por tecnologia e está sempre disposto para discutir as novidades do mercado. A inteligência artificial é o futuro da comunicação? As startups vieram para ficar? Qual será o papel dos robôs daqui alguns anos? Essa e muitas questões foram discutidas no evento.

Sony apresentou novo sistema de realidade virtual

Além desses assuntos quentes, que chamam a atenção, o evento também convidou um time de peso para liderar as palestras: o vice-presidente de software da Apple, Eddy Cue; a engenheira de software do Google, Chen Shay; Gates, ex-funcionária da Microsoft e cofundadora da Fundação Bill e Melinda Gates e muitos outros.

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    Ou seja, o evento apostou em temáticas interessantes e um elenco de peso para palestrar. Só isso já deve ter feito muita gente sair de casa e enfrentar a multidão para participar dessa edição.

    Plataformas

    O universo da comunicação e as plataformas nunca estiveram tão em alta, pois tudo o que os envolve é cercado de glamour. Há alguns anos, quem imaginaria que seria possível se tornar famoso por publicar espontaneamente um vídeo amador na internet? Obviamente que ninguém ou quase ninguém.

    Diante disso, era praticamente impossível o SXSW não chamar para a conferência gigantes de peso desse ramo, como Susan Wojcicki, CEO do YouTube; Setfon Blom, líder de estratégia e conteúdo do Spotify e Hieu Ho, executivo de desenvolvimento do BuzzFeed.

    O futuro da comunicação também deve ser pensado, por comunicadores e pelo público. E faz sucesso, sim. É isso o que tem provado o SXSW!

    Humanismo

    Além da tecnologia, um dos grandes pontos em comum das palestras nessa edição foi o humanismo. A vulnerabilidade humana pode e deve ser amenizada e evitada com as novas tecnologias. Foi isso que diversas discussões abordaram.

    Esse humanismo também se desdobrou para as questões sociais, assunto tão falado nos dias atuais. A tecnologia pode ajudar a construir cidades inteiras ou ainda garantir o futuro da medicina e, quem sabe até, a sua democratização.

    Grande parte das pessoas deseja saber no que a tecnologia pode efetivamente melhorar a qualidade de vida. E, por isso, essa abordagem foi uma cartada de mestre dos organizadores. Afinal, a tecnologia sozinha não gera resultado, pois precisa de uma aplicação.

    Além do discurso

    Seguindo a moda de outros eventos de tecnologia, o SXSW não se ateve apenas às palestras. Lá o público não ficou sentado inerte, sem qualquer participação. O evento contou com a demonstração de algumas novidades do mercado para divulgar e encantar os visitantes.

    O grande destaque foi o Google Assistant, uma mistura de robô e assistente virtual, que possui funcionalidades para casas, impressão e telefonia. Outra demonstração interessante ocorreu no estande da Briggo, onde os visitantes puderam provar um café preparado por robôs. Mais do que divulgar a novidade para todos, isso ajudou a garantir ainda mais produtividade. Apenas um robô consegue entregar de 50 a 200 doses da bebida em apenas uma hora.

    As apresentações musicais também ajudaram a quebrar o gelo (se é que havia algum com tanta interatividade) e deixar o ambiente ainda mais descontraído. O evento deu a oportunidade, principalmente, para músicos novos e que tinham identificação com o público.

    Os organizadores do SXSW entenderam o seu público, que é em sua maioria jovem e/ou ávido por novidades tecnológicas. Com isso em mente, eles conseguiram organizar um evento gigantesco, tanto em proporções de público, quanto de informações para o futuro. E, se depender das demonstrações e das discussões ocorridas, o amanhã promete ser bastante fascinante.

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