Calor, mar, sol e praia. A combinação também pode gerar pano ou manchas do fígado, como são popularmente chamadas. Dermatologicamente, têm o nome de Pitirase versicolor.
Atenta aos cuidados para evitar essas micoses, a Docctor Med, rede de clínicas médicas criada em 2013 no sul, aponta cinco dicas:
1. Evite produtos que aumentem a oleosidade da pele
Os fungos vivem sobre os poros e utilizando essa “gordura” como fonte de alimento. Portanto, quando for a praia, tente evitar aqueles cremes que deixam a pele com um aspecto oleoso: p protetor solar é muito melhor que os óleos bronzeadores. Além de ser muito mais saudável para a pele.
2. Seque o corpo logo ao sair do mar e evite permanecer com as roupas molhadas por muito tempo
Os fungos precisam da umidade para se proliferar. Sendo assim, o primeiro passo para evitá-los é procurar manter o corpo o mais seco possível. Ao sair do mar, seque-o o quanto antes: os pés e as dobras do corpo merecem atenção. O mesmo vale para as roupas, evitando que elas fiquem molhadas por muito tempo. Opte por usar os modelos adequados para banho, que naturalmente já possuem um “poder de secagem” mais acelerado.
3. Evite ao máximo andar com os pés descalços
Embora estar descalço combine mais com o ambiente, o ideal é utilizar um tênis, pois além de evitar as micoses, certamente sua caminhada será mais confortável.
4. Não compartilhe toalhas
As micoses são condições de fácil transmissão, incluindo a partir do contato com objetos já contaminados. Tenha a sua própria toalha e evite emprestá-la, em último caso, após o empréstimo não a utilize novamente.
5. Evite ficar mexendo na areia com as mãos
Essa é uma missão muito difícil. Para amenizar a situação lave bem as mãos com sabão neutro após a praia.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.