De acordo com a Docctor Med, rede de clínicas populares, é essencial a realização do já conhecido autoexame, além de ser uma maneira importante da mulher conhecer o próprio corpo e perceber possíveis alterações. Todavia em algumas situações é difícil que o tumor seja percebido apenas através do toque, principalmente na sua fase inicial quando o nódulo tem tamanho muito reduzido, por isso é imprescindível a realização da mamografia para detecção da doença.
Abaixo a rede listou alguns dos cuidados importantes para prevenção:
Pratique atividades físicas
Pode ser reduzida em 33% os riscos de câncer de mama nas mulheres que praticam atividade física. Fazer 30 minutos de exercício aeróbico por no mínimo três vezes por semana já auxiliam nessa redução. É sempre recomendável o acompanhamento de um profissional da área para pedir orientação na escolha da atividade física mais adequada.
Tenha uma alimentação equilibrada
De nada adianta uma atividade física se não houver um controle na alimentação. Uma dieta equilibrada evita o sobrepeso e melhora a qualidade de vida. Evite alimentos industrializados, enlatados e conservados tais como carnes processadas, defumadas, curadas ou salgadas e embutidos, como salsicha, linguiça, mortadela e salame pois na sua grande maioria estes contêm agentes cancerígenos na composição. Dê prioridade aos vegetais, frutas, legumes e verduras. São alimentos ricos em vitaminas essenciais, sais minerais e fibras, além de substâncias antioxidantes que protegem contra a maioria dos tipos de câncer.
Evite o cigarro
É de conhecimento público que o cigarro contém milhares de substâncias tóxicas e que o mesmo causa uma série de doenças, entre elas, o câncer. O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 30% de todos os casos de câncer são devido ao tabagismo.
Evite o álcool
De acordo com o (Inca) – Instituto Nacional de Câncer, o alcoolismo causa entre 2% e 4% das mortes por câncer, sendo um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tumores, incluindo o de mama, tendo um aumento desta estimativa se o uso for combinado com o tabaco. Além do câncer, o consumo de álcool está associado a mais de 200 tipos de doenças, entre cardiovasculares, mentais e hepáticas. Reduzir a frequência do consumo pode diminuir as chances de desenvolver a doença, mas a escolha mais saudável é não beber ou evitar ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.