A rede Lava e Leva gerou mais de 1200 empregos nas 300 franquias abertas até o final de 2016. Para 2017, pretende gerar ainda mais oportunidades. Com o aumento do número de lojas e de funcionários, a rede faturou em média R$ 50 milhões em 2016 e espera encerrar este ano com 400 franquias e faturamento superior a R$ 70 milhões distribuídos entre todas as unidades do Brasil.
Para Fernando Antônio Martins de Oliveira, fundador do negócio, o saldo positivo é resultado do investimento maior da população em franquias. “Investir em uma franquia traz segurança por se tratar de uma marca já inserida no mercado e pelo fato de o setor ter crescido 7,6% apenas no primeiro trimestre do ano, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising)”.
A Lava e Leva foi criada desde o início para ser uma franquia inovadora e que oferecesse uma alternativa para a dona de casa que não tem condições de pagar uma empregada doméstica ou diarista e que precisa de uma solução para os cuidados das roupas da família, mas também atende pessoas que moram sozinhas e clientes que querem lavar peças avulsas sem contrato mensal. “Uma vez por semana o cliente leva a roupa e a recebe lavada, seca, passada, dobrada e embalada. É só chegar em casa e colocar no armário”, explica Oliveira.
O setor de lavanderia deve crescer cerca de 25% nos próximos anos, segundo um levantamento realizado pela Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (Anel) em parceria com o SEBRAE-SP, esse fator somado ao modelo de microfranquia proposto pela Lava e Leva e o atual momento econômico do país, resulta na grande procura por franquias do segmento.