Press Release: a melhor forma de colocar sua marca em contato com a imprensa
O press release é uma das estratégias de comunicação com as mídia mais antigas.
Esse material de caráter totalmente informativo, mas que também pode ter objetivo promocional, costuma ser desenvolvido por uma assessoria de imprensa e fala sobre um tema específico relacionado ao cliente da assessoria.
Os assuntos são definidos de acordo com as estratégias de divulgação desenvolvidas pela assessoria de imprensa e seu conteúdo deve ser enviado diretamente para os jornalistas que cobrem aquele assunto ou podem se interessar por ele.
Porém, a veiculação do conteúdo não é uma garantia, por isso é muito importante que a assessoria mantenha bom relacionamento com a imprensa e, claro, enviar apenas conteúdos pertinentes para aquele jornalista ou editoria.
O release e as novas plataformas de comunicação
Alguns clientes podem questionar a efetividade dessa estratégia, pois, hoje em dia, toda e qualquer informação pode ser facilmente encontrada na internet.
Além disso, o tempo em que se leva para fazer contato com veículos jornalísticos e articular para que a pauta seja veiculada pode prejudicar o tempo de lançamento de um produto, marca, evento e etc.
Por esse motivo que cada vez mais os clientes devem investir em empresas assessorias sérias e com experiência de mercado.
A relação entre assessoria e imprensa ainda é um fator importante nas decisões de conteúdos que serão pautados.
Uma assessoria de comunicação atua, em parte do tempo, na construção de uma boa relação com as mídias e isso, seguido do interesse do público pelo tema, é um dos fatores determinantes para que um assunto seja divulgado.
A credibilidade da informação
Como você viu no vídeo do Bruno Ávila, o release está entre as fontes mais seguras e confiáveis utilizadas por jornalistas. É isso que nos diz uma pesquisa realizada pela PR Newswire for Journalists.
De acordo com o levantamento de 2013, releases são uma das três principais fontes utilizadas pela imprensa, pelo menos uma vez por dia.
Isso acontece porque a assessoria de imprensa é o principal canal para comunicação direta com a marca/empresa, ou seja, a informação que parte dela só pode ser verdadeira.
Mas não é só a mídia que utiliza esse meio para se informar sobre o mercado, a marca ou um perfil em particular. Muitos consumidores procuram comunicados oficiais de assessorias para se informarem sobre uma marca ou produto de seu interesse.
Um estudo feito pela Inkhouse PR, em 2014, confirma essa afirmação ao revelar que o release foi citado como a fonte mais confiável para o público se informar sobre as empresas.
Ou seja, um press release é um ótimo recurso para que a sua empresa possa se comunicar com o público e divulgar seus produtos e serviços e, da mesma forma, para que seus clientes encontrem sua marca sempre que precisarem.
E então, quer comunicar de forma rápida e direcionada para o público e a imprensa? Fale com nossa equipe e veja o que podemos fazer por você.