Desde que a World Wide Web (sim, o www) foi criado por Tim Burners Lee que muita coisa evoluiu, uma delas foi a tecnologia da informação e seus dispositivos que permitiram que novas realidades de consumo fossem criadas.
E, nessa mesma onda de crescimento, novas profissões surgiram, o mundo mudou e hoje ansiamos por saber o que vem por aí em um futuro próximo.
O Marketing Digital foi uma dessa novas carreiras que deixaram todos de boca aberta e cabelos em pé querendo saber que diabos é isso e como se trabalha com isso?
Hoje em dia, em tempos de crise, muitos profissionais experientes saem de suas áreas na intenção de se dedicar a esse mundo virtual como ninguém. Os jovens da geração Y então… já nasceram conectados.
Mas e você, sabe o que é essa ocupação? Conhece o que faz um profissional de Marketing Digital? Conhece seu perfil e habilidades? Tem curiosidade de saber quanto ele ganha?
Calma, tudo isso são temas que você vai descobrir nesse artigo exclusivo da MGAPress.
O que é Marketing Digital?
Pessoas leigas, lendo assim até podem pensar que é algo muito complicado e distante do entendimento comum. Porém, está longe de ser difícil.
Marketing Digital nada mais é do que o uso dos meios virtuais na divulgação e comercialização de produtos e/ou serviços, construindo relacionamentos e fortalecendo uma marca.
Recentemente, Martha Gabriel, uma das grandes influenciadoras desse mercado, pontuou que não existe essa diferenciação tal qual alguns profissionais colocam.
Nesse sentido então, o Marketing Digital realiza as mesmas atividades do Marketing Tradicional, porém apenas em outro veículo de comunicação.
Daí então, podemos extrair que os conceitos de leitura do público-alvo permanece o mesmo e igualmente crucial na elaboração de uma estratégia digital efetiva na entrega de resultados.
Dito isso, passemos agora a entender qual é o perfil de um profissional de marketing digital.
O que faz um profissional de Marketing Digital?
A atuação do profissional de Marketing Digital é na realidade bem ampla, pois, assim como no Marketing tradicional, ele contempla várias subdivisões ou áreas de interesse.
No entanto, vale ressaltar que apesar de agências digitais e empresas considerarem tais áreas como funções independentes, todas elas estão interligadas, fazendo parte de um conjunto que constitui o Web Marketing.
As principais atividades são:
- Marketing de conteúdo ou Inbound Marketing
- Marketing nas mídias sociais
- E-mail Marketing
- Publicidade online
- Pesquisa online
- Análise e monitoramento de dados
Se você ficou confuso com tantas denominações, calma, é perfeitamente natural. Nós vamos te explicar brevemente cada uma dessas funções.
Mas antes, na intenção de te posicionar sobre o que vem por aí, recomendamos que assista o vídeo abaixo do renomado Philip Kotler, considerado o pai do Profissional de Marketing.
Marketing de Conteúdo
Em linhas gerais, é o profissional que produz e gerencia conteúdo textual da Internet, independente da plataforma. Por isso ele também pode atuar em redes sociais.
Nesse categoria também entram os blogueiros (aqueles que escrevem em seu próprio blog e promovem o seu conteúdo), os Youtubers (aqueles que gravam vídeos desse site), ou até mesmo os profissionais independentes que atuam escrevendo artigos de blogs como esse que vos fala.
Marketing nas mídias digitais
O trabalho desse profissional engloba basicamente a divulgação dos conteúdos mencionados no item acima nas diversas redes sociais existentes, utilizadas nas mais diversas ações possíveis, de acordo com a necessidade de cada público mapeado pelas empresas ou indivíduos.
Dessa forma, o principal foco aqui é a propagação de informações úteis ao consumidor final (avatar ou persona no meio virtual).
É nas mídias sociais que recai o Marketing de Relacionamento, já bem conhecido nos modelos de consumo da mídia clássica.
E-mail Marketing
Essa é a mais antiga das plataformas digitais, tendo o seu primeiro uso datado dos anos 1990. Durante muito tempo ficou conhecido do grande público como mala direta.
Hoje em dia, essa plataforma continua sendo usada como uma forma de as marcas se relacionarem com a audiência por meio de envio periódicos de informativos, newsletters, promoções e o comunicado de novos ou antigos lançamentos.
Na prática, o profissional que atua aqui é o chamado especialista, ou seja, aquele que vai cuidar dos disparos, taxas de abertura, taxas de clique e engajamento gerado nessa plataforma.
Este mesmo profissional é também o responsável por criar e gerenciar um fluxo de envio específico, segmentando sua base de envios ou não, de acordo com a demanda do cliente e/ou mercado em que atua.
Publicidade online
Assim como a ação anterior, a Publicidade online talvez seja a mais fácil de deduzir do mercado tradicional, pois seus conceitos e objetivos são os mesmos.
O que muda é o formato em que ela é vinculada (a Internet) e o valor do investimento, que é sem sombra de dúvidas bem mais baixo que o habitual outdoor ou banner.
Se você navega na Internet por alguma razão diariamente, ou mesmo uma vez por semana, provavelmente já notou aqueles banners que aparecem no Google quando você busca por determinada palavra ou produto.
Da mesma forma acontece nas redes sociais, com banners laterais ou posts específicos invadindo sua linha do tempo, não é verdade?
Pois bem eles são respectivamente o Google Adwords, plataforma de criação e veiculação de anúncios do próprio Google; e o Facebook Ads ou Twitter Ads ou Linkedin Ads, Instagram Ads, enfim, cada rede tem a sua própria maneira de classificar esses anúncios.
Ambos trabalham baseados em algoritmos, que são como chips ou rastreadores que analisam o seu movimento na web com o objetivo de determinar que tipo de anúncio você deve consumir.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.