Existem muitas técnicas de SEO disponíveis atualmente, todas com o objetivo de fazer com que uma página esteja em uma posição melhor nos resultados de pesquisa do Google e de outros buscadores.
Tais técnicas mudam bastante conforme o tempo passa, e algo que fazia toda a diferença há alguns anos já pode ser totalmente irrelevante nos dias de hoje. Porém, sem dúvidas, o Link Building é uma das estratégias que se mantém firme e forte.
Por mais que sua aplicação sofra algumas modificações volta e meia, a importância do Link Building é indiscutível atualmente, o que ainda deve se manter por muitos e muitos anos.
Entender melhor o que é Link Building, do que se trata, como ele funciona e quais são as vantagens de utilizar essa estratégia é fundamental para quem quiser obter excelentes resultados com ele, que deve estar presente em todo plano de comunicação.
Afinal de Contas, o Que é Link Building?
A tradução desse termo já diz muito sobre ele: “Link” significa elo, e “Building”, construção, ou seja, Link Building pode ser explicado, sob um aspecto generalista, como a construção de elos.
Basicamente, o Link Building é o processo de conseguir backlinks de outros sites que apontem para o seu. Quando o Google percebe que outros sites linkam para o seu, ele considera o seu site como sendo de qualidade.
Essa é uma visão mais generalista, mas não é tão simples assim.
O mais difícil não é conseguir um link de outro site, mas sim conseguir um bom link de um bom site. De nada adianta um site sem a mínima autoridade e relevância apontar para o seu – pelo contrário, isso pode ser até prejudicial.
É aí que entra uma questão bastante importante: a finalidade do Link Building.
Para Que Serve o Link Building?
Quando o Google percebe que o site A aponta um link para o site B, então ele entende que o site B é de boa qualidade, já que ele recebeu um link, enquanto o site C não recebeu nenhum.
Porém, ainda assim, mesmo sabendo um pouco sobre o que é Link Building, esse é um aspecto bem geral de como ele realmente funciona, já que a forma que ele é aplicado influencia diretamente nos resultados obtidos.
O Link Building é uma técnica que serve para posicionar melhor uma página nos resultados de pesquisa no Google, ou seja, aparecer no topo da lista de resultados e, consequentemente, superar a concorrência.
Deve-se entender que a qualidade do site que mandou um link para o seu é determinante para se obter bons resultados nessa estratégia de construção de elos.
Existem alguns fatores, como autoridade do domínio (DA), autoridade da página (PA) e relevância do site, entre muitos outros, que são levados em conta na hora de creditar mais ou menos pontos para o site que recebeu o link.
Imagine o seguinte: receber um backlink de um bom site, construído com conteúdos de boa qualidade e que é reconhecido como autoridade em seu segmento, vale muito mais do que receber um backlink de um site que foi criado na semana passada.
É como se você fosse levar em consideração a opinião de duas pessoas sobre uma doença: certamente, um médico com doutorado tem mais autoridade e conhecimento sobre o que está falando do que uma criança, logo, sua opinião vale mais.
Quais Estratégias de Link Building Podem Ser Utilizadas?
Via de regra, para que uma página seja referenciada por outras, é essencial que ela tenha um conteúdo de boa qualidade, que valha a pena ser compartilhado.
Para isso, existem várias alternativas que podem ser utilizadas para conseguir bons links, que são utilizadas por quem sabe o que é Link Building e conhece o poder dessa técnica. Algumas delas são as seguintes:
- Infográficos: os infográficos são ótimos conteúdos para serem compartilhados, já que transmitem informações valiosas de uma forma bem prática, simples de entender e com apelo visual, ou seja, que realmente chamam a atenção.
- Links quebrados: muitos sites linkam para outros tantos sites, mas, com o passar do tempo, é comum encontrar links quebrados, seja pelo motivo que for. Então, sua página pode ser o destino ideal para esse link que, hoje, está quebrado, desde que seja relevante para o dono do site e sua audiência.
- Criação de conteúdos melhores: se algum conteúdo já está muito bem ranqueado nos resultados do Google, isso significa que você também pode estar lá (ou até mesmo acima dele) se criar um conteúdo melhor. Depois de feito isso, ele pode ser promovido para vários sites, e o resultado pode ser uma ascensão meteórica nos rankings.
- (Bons) Guest Posts: essa técnica ainda tem muito valor nos dias de hoje, mas precisa ser aplicada da maneira correta, para que o Google não entenda isso como uma compra de links ou algo do tipo. Basicamente, ela consiste de criar um conteúdo para outro site e, com isso, conseguir um link para o seu.
- Transformar menções em backlinks: seu site pode ser mencionado em vários locais na Internet, mesmo sem que haja um link que aponte para o seu site. Mas, se ele já foi mencionado, então as chances de conseguir um link são bem grandes!
Essas são apenas algumas das dezenas de técnicas que podem ser adotadas para fazer um Link Building de boa qualidade.
Entre em Contato:
Como Fazer Tudo Isso?
Entender o que é Link Building é relativamente simples, mas aplicá-lo não é. Infelizmente, muitas pessoas não entendem a diferença entre essas duas situações.
Não basta saber mais ou menos como funciona uma técnica de Link Building e esperar que ela traga resultados milagrosos: é necessário fazer tudo certo, de acordo com as boas práticas do Google e dos demais buscadores, para realmente ser bem-sucedido.
Para compreender melhor a profundidade desse assunto, é importante conhecer um fato: jornalistas tendem a ser bons Link Builders, já que aprenderam muitas coisas que podem lhes ajudar nesse processo.
Então, você pode se perguntar a razão disso, e a resposta é bem simples. O jornalista é um profissional treinado para saber como prestar o serviço de assessoria de imprensa, e o Link Building é praticamente uma vertente virtual disso.
Ainda que se lide com buscadores, robôs, crawlers, algoritmos e demais aparatos tecnológicos, o Link Building é sempre feito por pessoas e para pessoas. Não adianta nada pensar apenas na parte técnica e esquecer que, no final das contas, o intuito é atingir mais pessoas.
Portanto, não basta entender sobre SEO e saber o que é Link Building para obter bons resultados, da mesma forma que não basta apenas ser um jornalista. O Link Building é uma mescla desses dois assuntos e de várias outras boas práticas.
Existe Link Building “Errado”?
Com toda a certeza, e isso é muito preocupante.
Se você tem alguma familiaridade com SEO, então já deve ter ouvido o termo “black hat”, que na tradução literal significa chapéu preto. Em oposição, existe o termo “white hat”, que é o chapéu branco.
Esses termos são uma analogia aos chapéus que eram utilizados nos filmes do Velho Oeste entre as décadas de 1920 e 1940: os mocinhos costumavam usar chapéus brancos, enquanto os vilões usavam chapéus pretos.
Agora ficou fácil de entender: o white hat é o bom SEO, feito de acordo com todas as boas práticas, ao passo que o black hat é o mau SEO, realizado com técnicas que burlam as políticas dos buscadores.
Isso também se aplica ao Link Building: ele pode ser feito da maneira certa ou da maneira errada. Ambas podem apresentar bons resultados, isso é inegável, mas a primeira é completamente sustentável, enquanto a segunda tem “prazo de validade” – e quando vence, os danos podem ser irreversíveis.
Quando um site que se utiliza de técnicas não recomendáveis de Link Building e o Google descobre, então o site é penalizado, ou seja, despenca várias e várias posições no ranking. Isso pode ser consertado ou não, mas pode demorar muito.
Resumidamente, existem sim técnicas ilegais, mas elas não valem a pena. Portanto, quem sabe o que é Link Building e quer realizar um trabalho sustentável, honesto e de boa qualidade deve passar muito longe do black hat.
Algumas das técnicas não recomendáveis de Link Building são as seguintes:
- Compra de links: se não é a mais conhecida, está no topo da lista. Ela consiste, como o próprio nome indica, na aquisição de links, ou seja, em sua obtenção de forma não natural. Dessa forma, o link não foi conquistado com honra, por ser um bom conteúdo, mas sim porque se pagou por ele.
- PBN (Private Blog Network): suponha que você compre vários domínios que tenham boas métricas (DA, PA e etc.) e, então, aponte links para o seu site principal. Basicamente, isso é PBN, o que também não é correto, já que os links não foram obtidos de forma natural.
- (Maus) Guest Posts: quando um guest post não é bem feito, ele pode ser caracterizado como compra de links, mesmo que isso não tenha sido efetivamente feito. Isso pode acontecer quando o assunto da página de destino nada tem a ver com a página de origem, entre outros casos.
- Links tóxicos: de nada adianta receber um link de uma página ruim, o que é conhecido como link tóxico, que pode ser um problema para o seu site. A solução pode ser a solicitação de sua remoção para o dono da página ou o recurso de “disavow backlink” (rejeitar backlink), que é como se ele deixasse de influenciar negativamente o seu site.
- Links em fóruns e comentários de blogs: isso costumava dar certo muito tempo atrás, mas as coisas mudaram e o Google entendeu que os usuários estavam tentando burlá-lo ao fazer comentários em outros blogs e postagens em fóruns que apontassem para o seu site. Hoje em dia, isso não ajuda em nada.
Assim como tudo na vida, existe um jeito certo e um “atalho”, mas que nem sempre leva para um bom caminho e pode ser prejudicial para você. Quem conhece o que é Link Building precisa saber da existência dessas técnicas, mas nunca utilizá-las.
O risco que se corre ao adotá-las é muito grande, e um projeto que foi bem planejado pode ser jogado fora ao utilizar técnicas não recomendadas de Link Building.
Link Building: Técnicas Que Podem Trazer Ótimos Resultados
Algoritmos vão e vêm, mas o Link Building nunca deixou de ser importante. Inclusive, não é errado afirmar que ele nunca deixará de ser, já que é um dos pilares da comunicação digital, assim como a assessoria de imprensa também é no mundo físico.
Agora que você já sabe o que é Link Building e entendeu que ele pode fazer toda a diferença para o seu site, através das melhores técnicas e práticas, não deixe essas estratégias de lado para fazer muito sucesso na Internet!